Skip to content

Missa do terceiro domingo da Quaresma

Intróito. Sl. 24, 15 - 16.  Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, porque Ele desembaraçará dos laços os meus pés. Olhai, Senhor, para mim e tende compaixão, porque sou sozinho e pobre. Sl. A Vós, Senhor, levantei a minha alma. Tenho confiança em Vós, ó meu Deus, não serei confundido. V.Glória ao Pai.

Coleta – Olhai, Senhor onipotente, para os votos dos humildes, e estendei em nossa defesa a destra da vossa majestade.  Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Efésios (5,1 – 9). Irmãos: Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados; e andai no amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós a Deus, como oferenda e hóstia de suave odor. E nem sequer se nomeie entre vós a fornicação, ou qualquer impureza, ou avareza, como convém a santos; nem palavras torpes, nem loucas, nem chocarrices, que são coisas inconvenientes! Mas antes (saiam da vossa boca) ações de graças (a Deus). Porque, sabei-o bem, nenhum fornicador, ou impuro, ou avaro, o qual é um idólatra (do dinheiro), terá herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos seduza com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos rebeldes. Não queirais, pois, ter comunicação com eles. Porque outrora éreis trevas, mas agora (sois) luz no Senhor. Andai como filhos da luz, porque o fruto da luz consiste em toda a espécie de bondade, de justiça e de verdade.
 
Gradual. - Sl. 9, 20 et 4. Levantai-Vos, Senhor, e não deixeis que o homem prevaleça. Chamai os povos a juízo. V.Vós fizestes voltar para trás o meu inimigo, porque diante da vossa face todos se sentem fracos e perecem.
 
Tracto. Sl. 122, l - 3. A Vós, Senhor, que habitais nos Céus, levantei os meus olhos. V. Assim como os olhos do servo se fitam nas mãos do senhor.V. e os da escrava nas mãos da senhora: assim o nosso olhar se fixa no nosso Deus até que se compadeça de nós. V. Tende compaixão de nós, Senhor, tende compaixão de nós.
 
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Lucas 11, 14 – 28. Naquele tempo: Estava Jesus expulsando um demônio, e ele era mudo. E depois de ter expulsado o demônio, falou o mudo, e se admiraram as gentes. Mas alguns deles disseram: Ele expele os demônios em virtude de Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, para o tentarem, pediam-lhe (que lhes mostrasse) um prodígio do céu. Ele, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo será desolado, e cairá casa sobre casa. Se, pois, Satanás está dividido contra si mesmo, como pode subsistir o seu reino? Porque vós dizeis que por virtude de Belzebu é que eu lanço fora os demônios. Ora, se é por virtude de Belzebu que eu lanço fora os demônios, vossos filhos por virtude de quem é que o fazem? Por isso eles serão os vossos juízes. Mas se é por virtude de Deus que eu expulso os demônios, certamente chegou a vós o reino de Deus. Quando um valente armado guarda a entrada da sua casa, estão em segurança os bens que possui. Mas se, sobrevindo outro mais forte do que ele, o vencer, tira-lhe todas as suas armas, em que confiava, e repartirá os seus despojos. Quem não é comigo, é contra mim; e quem não colhe comigo, desperdiça. Quando o espírito imundo saiu dum homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, ao o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, quando vem, a encontra varrida e adornada. Então vai, e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. E aconteceu que, enquanto ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-lhe: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos a que foste amamentado. Mas ele disse: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus, e a põem em prática.
 
Ofertório. Sl. 18, 9, 10, 11 et 12. – Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração do que os guarda; e os juízos do Senhor são mais suaves que o mel dos favos. E o vosso servo guarda-os fielmente.
 
Secreta – Que esta vítima, Senhor, nos lave da mácula do pecado e nos santifique na alma e no corpo para celebrar dignamente este sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Quaresma
 
Comunhão.Sl.83,4 - 5. – A ave encontrou ninho e a rola morada para colocar os seus filhos: são os vossos altares, Senhor dos exércitos, meu Rei e meu Deus! Felizes os que habitam na vossa casa: Eles Vos louvarão eternamente.
 
Depois da comunhão. – Dignai-Vos, Senhor, livrar de todo o pecado e perigo aqueles que admitistes à participação dos vossos excelsos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes