Skip to content

Missa do segundo domingo da Quaresma

Intróito. Sl. 24, 6,3 e 22. Recordai-Vos, Senhor, da vossa misericórdia e da vossa piedade, que já vem desde o princípio, e não deixeis que os inimigos nos sobrepujem, mas livrai-nos, ó Deus de Israel, de toda a nossa aflição. Sl.(ibid., 1 –2) A Vós, Senhor, levantei a minha alma. Tenho confiança em Vós, ó meu Deus, por isso não serei confundido. V. Glória ao Pai.

Coleta – Ó Deus, que nos vedes destituídos de toda a virtude, guardai-nos interior e exteriormente e, defendendo o nosso corpo de toda a adversidade, purificai a nossa alma dos maus pensamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Tessalonicenses (I, 4, 1 – 7). Irmãos: Nós vos rogamos e suplicamos no Senhor Jesus que, como aprendestes de nós, de que maneira deveis andar e agradar a Deus, assim andeis para ir progredindo cada vez mais (na perfeição). Pois sabeis que preceitos vos dei, por parte do Senhor Jesus. Porquanto esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que eviteis a fornicação, que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, não nas paixões da concupiscência, como fazem os Gentios, que não conhecem a Deus; e que ninguém oprima ou engane o seu irmão em qualquer assunto, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como já vos dissemos e atestamos. Porque Deus não vos chamou para a imundície, mas para a santidade em Jesus Cristo Nosso Senhor.
 
Gradual. - Sl. 24, 17 - 18. A angústia do meu coração dilatou-se, arrancai-me, Senhor, da minha extrema miséria. V.Vede onde caí e como sofro e perdoai todos os meus pecados.
 
Tracto. Sl. 105, l - 4. Louvai o Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia. V. Quem cantará as maravilhas do Senhor, e publicará os seus louvores? V.Ditosos os que guardam a justiça e a praticam a todo o tempo. V. Lembrai-Vos, Senhor, de nós segundo o amor que tendes ao vosso povo, e visitai-nos com a vossa salvação.
 
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 17, 1 - 9. Naquele tempo: Tomou Jesus consigo Pedro e Tiago e João, seu irmão, e levou-os aparte a um alto monte, e transfigurou-se diante deles. E o seu rosto ficou refulgente como o sol, e as suas vestiduras tornaram-se brancas como a neve. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com Ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é nós estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e outro para Elias. Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem resplandecente os envolveu; e eis que (saiu) da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu Filho dileto em quem pus toda a minha complacência; ouvi-o. E, ouvindo isto, os discípulos caíram de bruços, e tiveram grande medo. Porém Jesus aproximou-se deles, e tocou-os, e disse-lhes: Levantai-vos, e não temais. Eles então, levantando os olhos, não viram ninguém mais senão Jesus. E, quando desciam do monte, Jesus ordenou-lhes dizendo: Não digais a ninguém o que vistes, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos.
 
Ofertório. Sl. 118, - 47 et 48. – Meditarei nos teus preceitos, que amei com ardor; e levantarei as minhas mãos para cumprir os teus mandamentos, que amei.
 
Secreta – Dignai-Vos olhar, Senhor, com bondade para este sacrifício e fazei que nos aproveite para progresso espiritual e salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Quaresma
 
Comunhão. Sl.5,2 - 4. – Ouvi o meu clamor e atendei, ó meu Deus e Senhor, às vozes da minha oração, porque é por Vós, Senhor, que eu chamo.
 
Depois da comunhão. – Nós vos suplicamos, Senhor onipotente, que façais que dignamente Vos sirvam os que alimentais com estes sacramentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes