Skip to content

Missa do vigésimo domingo depois de Pentecostes

Intróito. Dan. 3, 31, 29 e 35. Tudo o que nos fizestes, Senhor, com reto juízo o fizestes, porque pecamos, Senhor, contra Vós, e violamos os Vossos mandamentos. Mas agora glorificai o Vosso nome e procedei conosco segundo a Vossa infinita misericórdia. Sl. 118,1. Felizes os de caminho irrepreensível, os que andam na lei do Senhor. V. Glória ao Pai.

Coleta. – Dignai-Vos, Senhor, conceder aos Vossos fiéis a misericórdia e a paz, para que, purificados de todas as culpas, Vos sirvam com espírito tranqüilo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Efésios 5, 15 – 21 . Irmãos: Cuidai, pois, irmãos, em andar com prudência; não como insensatos, mas como circunspectos, recobrando o tempo, pois que os dias são maus. Portanto não sejais imprudentes, mas considerai qual é a vontade de Deus. E não vos embriagueis com vinho, no qual está a luxúria, mas enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos e hinos e canções espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor em vossos corações; dando sempre graças a Deus Pai por tudo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo.
 
Gradual. - Sl. 144, 15 - 16.  Todos os olhos, Senhor, esperam em Vós. E Vós dai-lhes a seu tempo de comer. V. Abris as mãos e encheis de bençãos todo o vivente.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 107, 2. V. O meu coração, ó Deus, está preparado, o meu coração está preparado para cantar os Vossos louvores, Vós que sois a minha glória. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. João 4, 46 - 53. Naquele tempo: Havia ali um régulo, em Carfanaum, cujo filho estava doente. Tendo ouvido dizer que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi ter com ele, e rogou-lhe que fosse a sua casa curar seu filho, que estava a morrer. Disse-lhe, pois, Jesus: Vós, se não virdes milagres e prodígios, não credes. Disse-lhe o régulo: Senhor, vem antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. Deu o homem crédito ao que Jesus lhe disse, e partiu. E, quando já ia para casa, vieram os seus criados ao seu encontro, e deram-lhe novas de que seu filho vivia. Perguntou-lhes a hora em que o doente se achara melhor. E eles disseram-lhe: Ontem, pelas sete horas, o deixou a febre. Reconheceu então o pai ser aquela mesma hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu nele, e toda a sua casa.
 
Ofertório. Sl. 136, 1. À beira dos rios de Babilônia nos sentamos e choramos, ao recordar-nos de ti, ó Sião.
 
Secreta – Que estes mistérios nos confiram, Senhor, o divino remédio, e nos lave o coração de todos os vícios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 118,49 - 50. – Lembrai-Vos, Senhor, da palavra que destes ao Vosso servo e na qual me destes esperança. É ela que me consola na minha humilhação.
 
Depois da comunhão. –  Fazei, Senhor, que não violemos nunca os Vossos preceitos, para que sejamos dignos de participar nestes mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes