Skip to content

Missa do décimo-sétimo domingo depois de Pentecostes

Intróito Sl 118, 117 e 124  Senhor, Vós sois justo e retos são os vossos juizos. Tratai-me segundo a vossa misericórdia. Sl. Felizes os de caminho irrepreensível, que andam na lei do Senhor. V. Glória ao Pai.

Coleta – Dai, Senhor, ao vosso povo que evite as ciladas do demônio e Vos sirva de coração puro, a Vós, seu único Deus e Senhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Efésios 4, 1 - 6. Irmãos: Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro do Senhor, que andeis dum modo digno da vocação a que fostes chamados; com toda a humildade e mansidão com paciência, suportando-vos uns aos outros por caridade, solícitos em conservar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só espírito, como também vós fostes chamados a uma só esperança da vossa vocação. Há um só Senhor, uma só fé e e um só Batismo. Há um só Deus e  Pai de todos, que está acima de todos, e (opera) por todas as coisas, e (reside) em todos nós. Que é bendito por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Gradual - Sl. 32, 12 e 6.- Feliz o povo que tem o Senhor por Deus e a quem o Senhor escolheu para tomar parte na sua herança. V. Pelo Verbo de Deus foram criados os Céus e pelo Espírito da sua boca as constelações dos astros.
 
Aleluia, aleluia v. Sl. 110, 2. V. Senhor, escutai a minha oração e admiti à vossa presença os meus gritos de angústia. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Mateus 22, 34 -46. Naquele tempo: Foram ter com Jesus os fariseus e um deles, doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe: Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu espírito.  Este é o máximo e o primeiro mandamento. Mas o segundo é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. E, estando juntos os fariseus, Jesus interrogou-os, dizendo: que vos parece do Cristo? De quem é ele filho? Responderam-lhe: de David. Jesus disse-lhes: Como pois lhe chama David, em espírito, Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se pois David o chama Senhor, como é ele seu filho? E ninguém podia responder-lhe uma só palavra; e daquele dia em diante não houve mais quem ousasse interrogá-lo.
 
Ofertório. Dan. 9, 17, 18 e 19. – Eu, Daniel, roguei ao Senhor e disse: Escutai, Senhor, a súplica do vosso servo e resplandeça a vossa face sobre o vosso santuário. Dignai-Vos olhar com misericórdia este povo em favor do qual, é Deus, o vosso nome foi invocado.
 
Secreta – Suplicamos, Senhor, humildemente à vossa majestade que os sagrados mistérios que celebramos nos sirvam de expiação dos crimes passados e futuros. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 75,12 -13. – Fazei votos e levai-os ao Senhor, vós todos que trazeis presentes ao seu altar. Fazei votos Àquele que tem na mão a vida dos príncipes e que é terrível para os reis da Terra.
 
Depois da comunhão. –  Fazei, Senhor onipotente, que estes sacramentos nos lavem da lepra dos vícios e nos confiram remédios de vida eterna. Por N. S.
 
Leia o comentário do Pe. Emmanuel-André

AdaptiveThemes