Skip to content

Missa do décimo sexto domingo depois de Pentecostes

Intróito. Sl 85, 3 e 5  Tende misericórdia de mim, Senhor, porque clamei por Vós durante todo o dia. Porque Vós, Senhor, sois manso e amigo e cheio de misericórdia com aqueles que Vos invocam. Sl. ibid, 1. Baixai, Senhor, o ouvido e escutai-me, porque sou pobre e sem nada de meu. V. Glória ao Pai.

 

Coleta – Que a vossa graça, Senhor, nos previna e acompanhe sempre, e nos traga solícitos na prática do bem. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Efésios 3, 13 - 21. Irmãos: Rogo-vos que não desanimeis por causa das tribulações que tenho por vós; elas são a vossa glória. Por esta causa dobro os joelhos diante do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual, toda a paternidade nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados em virtude,segundo o homem interior, pelo seu Espírito, e que Cristo habite pela fé nos vossos corações, de sorte que, arreigados e fundados  na caridade, possais compreender, com todos os santos, qual seja a latitude e a longitude, e a altura, e a profundidade (do amor de Cristo para com os homens.); e conhecer também aquele amor de Cristo, que excede toda a ciência, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. E àquele que é poderoso pode fazer todas as coisas mais abundantemente do que pedimos e entendemos, segundo a virtude que opera em nós, a esse (seja dada) glória na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações de todos os séculos. Amém.
 
Gradual. - Sl. 101, 16 - 17.- Os povos temerão, Senhor, o vosso nome e todos os reis da Terra a vossa glória. V.Porque o Senhor  mandou levantar Sião e aparecerá na sua majestade.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl.97, 1. V. Cantai ao Senhor um cântico novo. Porque Ele fez coisas admiráveis. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Lucas 14, 1-11. Naquele tempo: Aconteceu que, entrando Jesus, um sábado, em casa dum dos principais fariseus a tomar a sua refeição, eles o estavam ali observando. E eis que estava diante dele um homem hidrópico. E Jesus, dirigindo a palavra aos doutores da lei e aos fariseus, disse-lhes: É lícito fazer curas ao sábado? Mas eles ficaram calados. Então Jesus, pegando no homem pela mão, curou-o e mandou-o embora. Dirigindo-se depois a eles, disse: Quem dentre vós, se o jumento ou o boi lhe cair num poço, o não tirará logo (ainda que seja) em dia de sábado? E eles não lhe podiam replicar a isto. Disse também uma parábola, observando como os convidados escolhiam os primeiros assentos à mesa, dizendo-lhes: Quando fores convidado para bôdas, não te assentes no primeiro lugar, porque pode ser que outra pessoa de mais consideração do que tu tenha sido convidada pelo dono da casa, e que, vindo este que te convidou a ti e a ele, te diga: Cede o lugar a este; e tu envergonhado comeces a ocupar o último lugar. Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, vem mais para cima. Então terás com isto glória na presença dos que estiverem juntamente sentados à mesa; porque todo o que se exalta, será humilhado; e o que se humilha, será exaltado.
 
Ofertório. Sl. 39,14 et 15. – Senhor, baixai sobre mim o vosso olhar e vinde em meu auxílio. Confundi e envergonhai aqueles que me querem tirar a vida. Senhor, baixai sobre mim o vosso olhar e vinde em meu auxílio.
 
Secreta – Lavai-nos, Senhor, por efeito do presente sacrifício e fazei pela vossa misericórdia, que mereçamos nele participar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 70,16 -17 et 18. – Senhor, recordar-me-ei só da vossa justiça. Conduzistes, ó Deus, os meus passos desde a juventude; não me abandoneis até envelhecer e o sol da vida de todo declinar.
 
Depois da comunhão. –  Dignai-Vos limpar, Senhor, a nossa alma e renovai-a com estes sagrados mistérios, para alcançarmos, por este meio, mesmo para o corpo auxílios no presente e no futuro. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

AdaptiveThemes