Skip to content

Missa do primeiro domingo do Advento

Intróito. Sl. 24, 1-3. Para Vós elevei a minha alma; meu Deus, em Vós confio, não fique eu envergonhado nem zombem de mim meus inimigos; pois todos os que em Vós confiam não serão confundidos. Sl. (ibid 4) Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos e ensinai-me as vossas veredas. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Coleta – Excitai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos 13, 11 -14. Irmãos: Tende em atenção o tempo em que estamos; porque é já hora de nos levantarmos do sono. Por quanto agora está mais perto a nossa salvação, que quando abraçamos a fé. A noite está quase passada e o dia aproxima-se. Deixemos, pois, as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. Caminhemos como de dia, honestamente; não em glutonarias e na embriaguez, não em desonestidades e dissoluções, não em contendas e emulações; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
 
Gradual. - Sl. 24, 3 e 4.- Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 84, 8. V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.
 
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Lucas 21, 25-33. Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos: Haverá sinais no Sol, na Lua, nas estrelas, e na Terra consternação dos povos pela confusão do bramido do mar e das ondas, mirrando-se os homens de susto, na expectativa do que virá sobre todo o mundo; porque as virtudes dos Céus se abalarão. E então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande poder e majestade. Quando começarem , pois, a cumprir-se estas coisas, olhai e levantai as vossas cabeças, porque está próxima a vossa redenção. E disse-lhes esta comparação: Vede a figueira e todas as árvores. Quando começam a desabrochar, conheceis que está perto o Estio. Assim também, quando virdes que acontecem estas cosas, sabei que está próximo o reino de Deus. Em verdade vos digo que não passará esta geração, sem que todas estas coisas se cumpram. Passará o Céu e a Terra, mas as minhas palavras não passarão.
 
Ofertório. Sl. 24,1 - 3. – Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta – Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão. Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.
 
Depois da comunhão. – Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor.

AdaptiveThemes