Skip to content

21 de janeiro: Cristo viveu segundo a lei.

21 de janeiro    
      
« Não julgueis que vim destruir a lei ou os profetas  » (Mt 5, 17)
   
S. João Crisóstomo diz: « Cristo viveu segundo a lei: primeiro, por não ter transgredido nenhuma das suas injunções; segundo, justificando pela fé, o que a letra da lei não podia fazer ».
  
Cristo conformou totalmente a sua vida aos preceitos da lei. E para prová-lo, quis circuncidar-se; ora, a circuncisão é uma demonstração de cumprimento da lei, segundo aquilo do Apóstolo: « Protesto a todo homem que se circuncida que está obrigado a guardar toda a lei » (Gl 5, 3).
  
Ora, Cristo quis viver segundo a lei:
  
1. Para assim aprovar a lei antiga;
 
2. A fim de, conservando-a, consumá-la em si mesmo e terminá-la, mostrando como ela a si se ordenava;
 
3. Para não dar aos judeus ocasião de caluniá-lo;
 
4. Para livrar os homens da escravidão da lei, segundo o Apóstolo: « Enviou Deus a seu Filho, feito sujeito à lei, a fim de remir aqueles que estavam debaixo da lei » (Gl 4, 4).
  
Quanto a ter curado um homem no sábado, o Senhor se escusa de haver transgredido a lei por três razões:
  
1. O preceito da santificação do sábado não proíbe as obras divinas, mas, as humanas. Assim, embora Deus tivesse cessado de produzir novas criaturas no sétimo dia, sempre porém a sua ação aparece na conservação e no governo das coisas. Ora, os milagres operados por Cristo eram obras divinas. Donde o dizer o Evangelho: « Meu Pai até agora não cessa de obrar e eu obro também incessantemente. » (Jo 5, 17)
  
2. O referido preceito não proíbe as obras necessárias à saúde do corpo. Assim, Ele próprio o disse: « Não desprende cada um de vós nos sábados o seu boi ou o seu jumento e não os tira da estribaria para os levar a beber? » (Lc 13, 15) E mais adiante: « Quem há de entre vós que se o seu jumento ou o seu boi cair num poço em dia de sábado, o não tire logo no mesmo dia? » (Lc 14, 5). Ora, é manifesto que as obras milagrosas, feitas por Cristo, tinham em vista a saúde do corpo e da alma.
  
3. Esse preceito não proíbe as obras relativas ao culto de Deus. Donde o dizer o Evangelho: « Ou não tendes lido na lei que os sacerdotes nos sábados, no templo quebrantam o sábado e ficam sem pecado? » (Mt 12, 5) E noutro lugar diz, que « recebe um homem a circuncisão em dia de sábado » (Jo 7, 23).
    
(III q. XL, a. 4)
  
     
 (P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

AdaptiveThemes