Skip to content

05 de janeiro: O Fruto da bem-aventurada Virgem

5 de janeiro
   
« Bendito o fruto  de vosso ventre » (Lc 1, 42).
   
O pecador procura nas criaturas aquilo que não pode achar, mas o justo o obtém. « A riqueza dos pecadores está reservada para os justos », dizem os Provérbios (13, 22). Assim Eva procurou o fruto, sem achar nele a satisfação de seus desejos. A Bem-aventurada Virgem, ao contrário, achou em seu fruto tudo o que Eva desejou.
   
Eva, com efeito, desejou de seu fruto três coisas:
   
1º. a deificação de Adão e dela mesma e o conhecimento do bem e do mal, como lhe prometera falsamente o diabo: « Sereis como deuses » (Gn 3, 5), disse-lhes o mentiroso. O diabo mentiu, porque ele é mentiroso e o pai da mentira (cf. Jo 8, 44). E por ter comido do fruto, Eva, em vez de se tornar semelhante a Deus, tornou-se dessemelhante. Por seu pecado, afastou-se de Deus, sua salvação, e foi expulsa do paraíso.
   
A Bem-aventurada Virgem, ao contrário, achou sua deificação no fruto de suas entranhas. Por Cristo nos unimos a Deus e nos tornamos semelhantes a Ele. Diz-nos São João: (1 Jo 3, 2) « Quando Deus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele é. »
   
2º. Eva desejava o deleite (cf. Gn 3, 6), mas não o encontrou no fruto e imediatamente conheceu que estava nua e a dor entrou em sua vida. No fruto da Virgem, ao contrário, encontramos a suavidade e a salvação. « Quem come minha carne tem a vida eterna » (Jo 6, 55).
   
3º. Enfim, o fruto de Eva era sedutor no aspecto, mas quão mais belo é o fruto da Virgem que os próprios Anjos desejam contemplar (cf. 1 Pe 1, 12). « É o mais belo dos filhos dos homens (Sl 44, 3), « porque é o esplendor da glória de seu Pai » (Heb 1, 3) como diz S. Paulo.
  
Portanto, Eva não pôde achar em seu fruto o que também nenhum pecador achará em seu pecado. Acharemos, no entanto, tudo o que desejamos no fruto da Virgem. Busquemo-lo.
   
O fruto da Virgem Maria é bendito por Deus, que de tal forma encheu-o de graças que sua simples vinda já nos faz render homenagem a Deus. « Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo », declara São Paulo (Ef 1, 3).
  
O fruto de Maria é também bendito pelos anjos e homens: « Toda a língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai », nos diz o Apóstolo (Fp 2, 11). E o Salmista (Sl 117, 26) o saúda assim: « Bendito o que vem em nome do Senhor. »
  
Assim, pois, a Virgem é bendita, porém, bem mais ainda, é o seu fruto.
    
Expositio Salut. angel.
   
(P. D. Mézard, O. P., Meditationes ex Operibus S. Thomae.)

AdaptiveThemes