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Bibliografia de ascética e mística

O índice bibliográfico que apresentamos abaixo, tirado da obra de R. Garrigou-Lagrange, O. P., « Les Trois Ages de la Vie Interieure », constitui um poderoso recurso ao estudante de teologia ascética e mística da nossa Igreja. Sua leitura, por si só, já é um programa de estudo feliz, por proporcionar um panorama da história e do progresso do pensamento católico na ciência da santidade, além da divisão dos nossos autores segundo as diversas famílias espirituais que, dentro da Igreja, formularam o mesmo saber e contaram a mesma experiência do « único necessário » segundo estilos diversos, mas compatíveis com a unidade de Deus e dos caminhos que a Ele conduzem.

ESTUDOS DE TEOLOGIA ASCÉTICA E MÍSTICA
— PRINCIPAIS AUTORES A CONSULTAR —
 
Obras Históricas gerais:
 
P.POURRAT : La spiritualité chrétienne : I. Des origines au moyen âge, Paris, 1918 ; II. Le moyen âge, 1921 ; III-IV. Les temps modernes, 1925-1928 (tradução em inglês, Londres, 1922).
 
M. VILLER : La spiritualité des premiers siècles chrétiens, Paris, 1930.
 
F. VERNET : La spiritualité médiévale, Paris, 1929.
 
G. BARDY : La vie spirituelle d’après les Pères des trois premiers siècles, Paris, Bloud, 1935.
 
Documentários :
 
J. DE GUIBERT, S.J. : Documenta ecclesiastica christianæ perfectionis studium spectantia, Romæ, 1931.
 
ROUET DE JOURNEL-DUTILLEUL, S.J. : Enchiridion Asceticum, 2ª ed., Herder, 1936.
 
Principais revistas :
 
Revue d’Ascétique et de Mystique (Toulose), desde 1920.
 
La Vie Spirituelle (Paris), desde 1920.
 
Vida Sobrenatural (Salamanca), desde 1921.
 
Vita cristiana (Fiesole), 1929.
 
Etudes Carmélitaines, desde 1911, 2ª série, 1931.
 
Zeitchschrift für Aszese und Mystik (Innsbruck), desde 1934.
 
Dictionnaire de spiritualité, ainda em publicação, desde 1932.
 
 
AUTORES ESPIRITUAIS
Época Patrística
 
Patrologia Grega :
 
S.CLEMENTE : Carta à Igreja de Corinto (cerca de 95) sobre a concórdia, a humildade, a obediência.
 
CLEMENTE DE ALEXANDRIA : O Pedagogo (depois de 195), pela ascese à contemplaçao. Stromates, especialmente : VI, 8, 9, 12 ; V, 11, 12 ; VII, 3, 23.
 
STO. ATANÁSIO : Vida de Sto. Antão, onde é descrita a espiritualidade do patriarca dos monges e dos cenobitas.
 
S. CIRILO DE JERUSALÉM (315-386) : Catequeses, que contém o retrato do verdadeiro cristão.
 
S. BASÍLIO(330-379) : Sobre o Espírito Santo, sua influência na alma regenerada. Regras da disciplina monástica do Oriente. Homilias.
 
S. GREGÓRIO DE NISSE (335-395) : Vida de Moisés, onde ele trata da ascensão da alma em direção à perfeição.
 
S. GREGÓRIO NAZIANZENO (330-390) : Sermões, especialmente Oratio XXXIX, c. VIII, IX, X.
 
S. JOÃO CRISÓSTOMO (344-407) : Homilias, Sobre o Sacerdócio.
 
S. CIRILO DE ALEXANDRIA (†444) : Thesaurus ; Homilias ; e Comentário sobre o Evangelho de S. João, em particular 1. IV sobre a Eucaristia, e 1. V sobre a habitação do Espírito Santo nas almas.
 
PSEUDO-DIONÍSIO (cerca de 500) : Dos nomes divinos, A teologia mística, Da hierarquia eclesiástica, Cartas.
 
S. JOÃO CLIMACO († 649) : A Escada do Paraíso, resumo de ascética e mística para os monges do Oriente.
 
DIADOQUE, BISPO DE PHOTIQUE : Traité de la Perfection (éd. Teubner, 1912).
 
S. MÁXIMO, CONFESSOR (580-662) : Escólios sobre Dionísio, e seu Livro ascético ; ele explica a doutrina de Dionísio sobre a contemplação.
 
S. JOÃO DAMASCENO (675-749) : Sobre as virtudes e os vícios, Paralelos Sagrados, Sobre a Transfiguração, sobre o Natal e sobre a Páscoa.
 
STO. EFRÉM, no século IV, na literatura siríaca, escreveu obras essencialmente místicas por sua alta inspiração, cf. J. Lamy, S. Ephraem syri Hymni et sermones, 4 vol., 1882-1902.
 
Patrologia Latina :
 
S. CIPRIANO (200-258) : De habitu virginum ; De dominica oratione ; De bono patientiæ ; De zelo et livore.
 
STO. AMBRÓSIO (337-397) : De officiis ministrorum ; De virginibus ; De virginitate ; De viduis ; De Isaac et anima, c. III, VIII ; In Ps. CXVIII, sermo VI.
 
STO. AGOSTINHO (354-430) : Confissões, IX, 10 ; X, 40 ; Soliloquia ; De doctrina christiana ; De civitate Dei ; Epist. 211 ; De quantitate animæ, c. XXXIII ; De Sermone Domini in monte, 1. I, c. III e IV ; Enarr. in ps. 33, V. 5.
 
CASSIANO (360-435) : Collationes, trad. Francesa de Dom Pichery, éd. Du Cerf ;ver especialmente a IXª e a Xª Conferência.
 
S. LEÃO (papa, 440-461) : Sermões.
 
S. BENTO (480-543) : Regula, ed. Crítica de Butler, 1912, regra cheia de discrição, que tornou-se a de quase todos os monges do Ocidente até o século XIII.
 
S. GREGÓRIO MAGNO (540-604) : Expositio in librum Job, sive Moralium, libri XXXV ; Liber regulæ pastoralis, Homiliæ in Exechielem, speciatim 1. II, hom. II, III, V.
 
S. BEDA, O VENERÁVEL (séc. VIII) : In Lucam.
 
S. PEDRO DAMIÃO (séc. XI) : Da perfeição dos monges, cap. VIII, X.
 
 
Na Idade Média :
 
Espiritualidade Beneditina e Cisterciense, espiritualidade contemplativa e litúrgica :
 
STO. ANSELMO (1033-1109) : Meditationes ; Orationes ; Cur Deus homo.
 
S.BERNARDO (1090-1153) : Sermones de tempore ; De sanctis ; De diversis, in Cantica Canticorum ; De consideratione ; Tr. De gradibus humiliatis ; De conversione, c. XII-XIV ; De diligendo Deo. Cf. E. Gilson : A teologia mística de São Bernardo, 1934.
 
STA. HILDEGARDE († 1179) : Liber divinorum operum.
 
STA. GERTRUDES (1265-1301) e STA. MECTILDE (1240-1298) : suas Revelações mostram uma grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus, trad. Francesa dos Beneditinos de Solesmes.
 
STA. BRÍGIDA (1302-1373) : Revelações, em particular sobre a Paixão de Nosso Senhor.
 
JOÃO DE CASTEL : De adhaerendo Deo, durante muito tempo atribuído a Sto. Alberto Magno, De lumine increato, 1410.
 
GARCIA DE CISNEROS († 1510) : Ejercitatorio de la vida espiritual, obra que prepara, num sentido, os Exercício de Sto. Inácio.
 
DOM C. BUTLLER : O monaquismo beneditino, de Gigord, 1924.
 
S. LOURENÇO JUSTINIANI (1380-1455) : reformador dos cônegos regulares na Itália : De humilitate ; De perfectionis gradibus ;De incendio divini amoris ; De vita solitaria.
 
Escola de S. Vitor :
 
HUGO († 1141) : Homilia I in Eccl., De Anima, 1. III, c. XLIX ; De sacramentis christianæ ; De laude caritatis ; De modo orandi ; De amore sponsi ad sponsam ; De meditando.
 
RICARDO († 1173) : Benjamin minor, seu de preparatione ad contemplationem, Benjamim major, seu de gratia contemplatinis ; Expositio in Cantica Canticorum ; De quatuor gradibus violentas caritatis (trad. Francesa Éditions du Cerf : Des quatre degrés de l’amour ardent).
 
ADÃO († 1177) : Sequentiæ.
 
Espiritualidade Cartuxa, espiritualidade contemplativa e vida solitária :
 
DOM GUIGUES II : Scala claustralium (lectio, meditatio, oratio, contemplatio), cf. c. X, trad. Francesa L’ Échelle du paradis, Éd. du Cerf.
 
HUGO DE BALMA (séc. XIII) : Theologia mystica.
 
LUDOLPHE LE CHARTREUX (1300-1370) : Vida de Nosso Senhor, a modo de meditação, que foi muito lida na Idade Média.
 
DENYS LE CHARTREUX (1402-1471) : De conversio peccatoris ; Speculum conversionis ; De fonte lucis ; De contemplatione ; Tractatus de Donis Spiritus Sancti ; De discretione spirituum ; Comentar in Dionysium (ed. dos Cartuxos de Montreuil-su-Mer, começada em 1896).
 
JOÃO LANSPERGE († 1539) : Alloquium Christi ad animam fidelem ; Opuscula spiritualia ; essas obras mostram sua grande devoção ao Sagrado Coração.
 
L. SURIUS (1522-1578) : De probatis Sanctorum historiis. Ele traduziu para o latim os sermões de Tauler.
 
MOLINA LE CHARTREUX (1560-1612) : Instrucción de Sacerdotes, Exercicios spirituales.
 
Espiritualidade Dominicana, sobre uma forte base doutrinal, ela une a oração litúrgica e a contemplação à ação apostólica, como se vê na vida de S. Domingos :
 
HUGHES DE SAINT-CHER (†1263) : De vita spirituali ; Ex commentariis Hugonis de Sancto Charo O. P. Super totam bibliam excerpta, preparada por Fr. Dionysio Mésard, O. P., Pustet, 1910. Obra excelente, dividida pelo P. Mésard em quatro partes : De vita purgativa, de vita iluminativa, de vit unitiva, de vita spirituali sacerdotum.
 
BEM-AVENTURADO HUMBERTO DE ROMANS (†1277), 5° Mestre Geral dos Padres Pregadores : Exposito super Regulam S. Augustini et Constitutiones Fr. Praedicatorum, ed. Berthier, Roma, 1889.
 
STO. ALBERTO MAGNO (1206-1280) : Commentarii in Joannem, in Dionysium, Mariale, De sacrificio Missae.
 
STO. TOMÁS (1225-1274) : Commentarii in Psalmos ; in lib. Job ; in Canticum Canticorum ; in Matth ; in Joann ; in Episto. S. Pauli ; Summa Theologica, onde ele trata longamente das virtudes em geral e em cada uma em particular, dos sete dons do Espírito Santo, do estado de perfeição, das graças gratis datae, do êxtase, da influência dos anjos bons e dos maus ; o tratado da caridade, particularmente, expôe os princípios da mais sólida espiritualidade. — Ver também seus opúsculos : De perfectione spirituali ; Expositio in Symbol. Apost. et in Orat. dominic.; Officium S. S. Sacramenti. Essa doutrina, toda objetiva, ultrapassa a espiritualidade particular de uma ordem religiosa; ainda aqui Sto. Tomás merece o título de Doctor communis da Igreja.
 
S. VICENTE FERRER (1346-1419) : De vita spirituali, tradução francesa pelo P. V. Bernadot, éd. du Cerf, 1918 .
 
STA. CATARINA DE SENA (147-1380) : O Diálogo (trad. francesa pelo P. Hurtaud, 1913) ; Cartas (trad. francesa de E. Cartier,1860). Obras completas em italiano editadas por Girolamo Gigli, Sena, 1707, ed. Tommaseo, Florença, 1860.
 
TAULER (†1361) : Sermões (edição crítica alemã de Vetter, 1910, tradução franc. Hugueny et Théry, 1930). As Instituições nao foram redigidas por Tauler, mas são extratos de seus sermões e contêm um resumo de sua doutrina.
 
BEM-AVENTURADO HENRIQUE SUSO (†1365) : Die Schriften des heiligen H. Suso, publicados pelo P. Denifle, O. P. (trad. franc. Do P. Thiriot, 1899).
 
Espiritualidade Franciscana, leva a alma a viver sobretudo do amor de Jesus crucificado, pela prática da abnegação e da pobreza evangélica.
 
S. FRANCISCO DE ASSIS (1181-1226) : Opúsculos, ed. Crítica de Quaracchi, 1904.
 
S. BOAVENTURA (1221-1274) : ele tratou longamente das virtudes e dos dons do Espírito Santo em seus Comentários sobre o Eclesiastes, o livro da Sabedoria, os Evang. De S. João e de S. Lucas, sobre os IV livros das Sentenças, e nas obras propriamente espirituais : De triplice via, Itinerarium mentis ad Deum, Breviloquium (éd. De Quaracchi, t. V. E VIII) — Cf. Dict. De Espirit., art. S. Boaventura, pelo P. E. Longré, O. F. M.
 
BEM-AVENTURADA ANGELA DE FOLIGNO (†1309) : Le livre des visions et instructions, trad. de E. Hello, e mais recentemente, do P. Doncoeur.
 
STA. CATARINA DE BOLONHA (1413-1463) : As sete armas espirituais contra os inimigos da alma.
 
A Escola mística Flamenga :
 
BEM-AVENTURADO JOÃO RUYSBROECK (1293-1381) : Oeuvres traduzidas do flamengo pelos Beneditinos da Abadia de São Paulo de Wisques : O espelho da Salvação eterna ; O Livro das sete chaves ; Ornamento de núpcias espirituais.
 
GÉRARD GROOT (†1384): que escreveu em flamengo muitos opúsculos de espiritualidade.
 
GERLAC PETERS (1378-1411): Soliloquium ignitum, trad. franc. De Dom E. Assemaine sob o título de Soliloque Enflammé (éd. du Cerf).
 
THOMAS A. KEMPIS (1379-1471) : muito provavelmente o autor da Imitação de Jesus Cristo 1 ; escreveu diversos opúsculos de grande piedade : Soliloquium animae, Vallis liliorum, Cantica, De elevatione mentis, etc., éd. Pohl, Friburgo, 1902-1922.
 
JEAN MAUBURNE (Monbaer) : Rosetum exercitiorum spiritualium (1491), grande compilação onde se fala dos métodos de meditações. Cf. Debongnie, Louvain, 1928.
 
No final da Idade Média, é necessário citar também:
 
GERSON (1363-1429) : que, apesar de algumas teses nominalistas absolutamente subversivas (nullus est actus intrinsece malus ex objecto), escreveu boas obras espirituais : A Oração ; A Comunhão ; A Montanha da contemplação ; A Teologia mística especulativa e prática ; A perfeição do coração ; Consideraçõe sobre S. José.
 
W. HILTON († 1396) : L’échelle de la perfection (trad. franc., éd. du Cerf).
 
JULIENNE DE NORWICH, na Inglaterra (†1442) : Revelação do amor divino.
 
STA. CATARINA DE GENES (1447-1510) : Dialogue, Traité du Purgatoire, trad. de Bussière, Paris, Tralin.
 
ANÔNIMO do séc. XIV : Le nuage de l’inconnaissance, trad. franc. Noettinger, Mame, 1925.
 
Idade Moderna
 
Na Idade Moderna, a espiritualidade toma freqüentemente uma forma mais ativa e tende a brilhar também fora dos claustros, no mundo ; novas escolas aparecem, enquanto que as antigas continuam a mostrar o valor sempre atual do ensino tradicional.
 
Espiritualidade Beneditina e Cisterciense :
 
LOUIS DE BLOIS (1506-1566) : escreveu um excelente tratado : Institutio spiritualis, que contém a substância de seus outros textos : Oeuvres spirituelles du Vén. L. De Blois, trad. dos Beneditinos de São Paulo de Wisques. L. de Blois escreveu uma defesa de Tauler, que ele explica de modo a torna-lo mais acessível.
 
D. A. BAKER (1575-1641) : Sancta Sophia, tratado sobre a contemplação.
 
CARD. BONA (1609-1674) : Manuductio ad coelum ; Principia et documenta vitae christianae ; De sacrificio missae ; De discretione spirituum ; Opuscula ascetica selecta, Herder,1911.
 
SCHRAM (1658-1720) : Institutiones theologiae mysticae, nova ed. 1868.
 
DOM GUÉRANGUER (1805-1875) : O Ano Litúrgico.
 
DOM DELATTE (de Solesmes) : Comentário da Regra de São Bento.
 
DOM VITAL LEHODEY, Abade da Trapa de Nossa Senhora da Graça : As vias da oração mental, 1908 ; O santo Abandono, 1919.
 
DOM COLUMBA MARMION, Abade de Maredsous : O Cristo vida da alma, O Cristo em seus mistérios, O Cristo ideal do monge.
 
DOM E. VANDEUR (da abadia de Maredsous) : diversas obras espirituais sobre a missa.
 
A. STOLZ : Theologie der Mystik, Regensburg, 1936.
Espiritualidade Dominicana :
 
STA. CATARINA DE RICCI (1522-1590) : Lettere ; ed. Guasti, Florença, 1890.
 
LUIS DE GRANADA (1504-1588) : O Guia dos pecadores ; Tratado da oração e da meditação ; O Memorial da vida cristã.
 
BEM-AVENTURADO BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES, arcebispo de Bragança : Compendium doctrinae spirituails, 1582.
 
JOÃO DE STO. TOMÁS (1589-1644), em seu curso de teologia : De donis Spiritus Sancti.
 
THOMAS DE VALLGORNERA († 1665) : Theologia mystica S. Thomae, Barcinonae, 1662, e Taurini, 1890, 1911, onde ele se inspira muito na obra do carmelita Felipe da Santíssima Trindade.
 
V. CONTENSON (1641-1674) : Theologa mentis e cordis.
 
LOUIS CHARDON (1595-1651) : La Croix de Jésus, nova edição do P. Florand, 1937, éd. du Cerf. — Meditações sobre a Paixão.
 
A. MASSOULIÉ (1632-1706) : Traité de l’Amour de Dieu ; Traité de lá veritable oraison (éd. Rousset, 1900) ; Méditations sur les trois voies (éd. Florand, 1934). Maussolié, nestas obras, expõe a doutrina de Sto. Tomás refutando os erros dos quietistas.
 
A. PINY (1640-1709) : Le plus parfait (o abandono) ; L’oraison du coeur ; La clef du pur amour ; La présence de Dieu ; L’état du pur amour ; ediçoes recentes. Paris, Lethielleux, Téqui.
 
A. –M. MEYNARD : Traité de la vie intérieure, 1884, reeditado e adaptado pelo P. Gerest, 1923. Paris, Lethielleux.
 
B.FROGET : De l’habitation du Saint-Espirit dans le âmes justes, Lethielleux, 1900.
 
H.-M. CORMIER : Instrução dos noviços, 1905 ; Retiro eclesiástico conforme o Evangelho e a vida dos santos, Roma, 1903 ; Três retiros progressivos.
 
M. –A. JANVIER : Exposição da moral católica, t. IV e V ; A caridade.
 
J.-G. ARINTERO : La evolución mística, Salamanca, 1908 ; Cuestiones místicas, 2ª ed., Salamanca, 1920 ; Cantar de los cantares, exp. Mística, 1919. O P. Arintero, de santa memória, fundou na Espanha em 1921, a revista espiritual : La vida sobrenatural.
 
V.BERNADOT : Da Eucaristia à Trindade, 1918. O autor fundou na França em 1919, a revista La vie Spirituelle. — Nossa Senhora em minha vida, 1937.
 
A.GARDEIL : A estrutura da alma e a experiência mística, 1927 ; A verdadeira vida cristã, 1935.
 
G.GEREST : Memento da vida espiritual, 1923 .
 
F.-D. JOREST : A contemplaçao mística conforme Sto. Tomás de Aquino, 1923 ; Recolhimentos, 1934.
 
R. GARRIGOU-LAGRANGE : Perfeição cristã e contemplação, 1923 ; O Amor de Deus e a Cruz de Jesus, 1929 ; As três conversões, 1932 ; L’unione mistica in S. Caterina da Siena, Fiesole, 1938 ; A Providência e a Confiança em Deus, 1932.
 
H. PETITOT : Introduçao à santidade, 1935.
 
OSENDE : El tesoro escondido, 1924.
 
H.-D. NOBLE : A amizade com Deus, 1932.
 
I.MENENDEZ-REIGADA : De dirección espiritual, 1934.
 
R.BERNARD : O mistério de Maria, 1933.
 
A. LEMONNYER : Nossa vida divina, 1936.
 
Espiritualidade Franciscana :
 
FRANCISCO D’OSUNA : Abecedário espiritual, 1528, que serve de guia a Sta. Teresa.
 
S. PEDRO DE ALCANTARA († 1562) : que foi um dos diretores de Sta. Teresa : La oración y meditación.
 
JOÃO DOS ANJOS : Obras místicas, 1590, nov. Ed., 1912-1917.
 
MARIA D’AGREDA : La mystique cité de Dieu, 1670, trad. franc. De Crozet, 1696.
 
LOUIS-FR. D’ARGENTAN († 1680) : Conferência sobre as grandezas de Deus, Exercícios do cristão interior.
 
BRANCATI DE LAUREA : De oratione christiana, 1687, freqüentemente cirtado por Bento XIV.
 
AMBRÓSIO DE LOMBEZ : Tratado da paz interior, 1757.
 
LUDOVICO DE BESSE : A ciência da oração, Roma, 1903 ; A ciência do Pater, 1904.
 
ADOLPHUS A. DENDERWINDEKE, O.M.C. : Compendium theologiae asceticae, 1921.
 
J. HEERINCKX : Introductio in Theologiam spiritualem. Roma, 1931.
 
Os espirituais da Companhia de Jesus ; espiritualidade prática ordenada à santificação na vida ativa e apostólica.
 
STO. INÁCIO, nascido em 1491 ou 1495, morto em 1556 : Exercícios Espirituais, ed. Crítica, Madrid, 1919 ; versio litteralis P. Rhoothaan, 1835, trad. franc. Jennesseaux. — Ler também suas Constituições, suas Cartas.
 
S. FRANCISCO XAVIER : Lettres, nova trad. franc., 4 vols, por Eugène Thibaut.
 
ALVAREZ DE PAZ (1560-1620) : De vita spirituali ejusque perfectione, 3 in-folio, Lyon, 1602-1612.
 
SUAREZ (1548-1617) : De Religione.
 
S. ROBERTO BELARMINO (1542-1621) : De ascensione mentis in Deum, trad. franc. : La montée de l’âme vers Dieu ; De genitu columbae sive de bono lacrymarum ; De septem verbis a Christo in cruce prolatis ; De arte bene moriendi.
 
A.LE GAUDIER († 1622) : De natura et statibus perfectionis, 1643 ; reed. Torino, 1903.
 
ALPH. RODRIGUEZ († 1616) : A prática da perfeição cristã, 1609.
 
STO. ALPH. RODRIGUEZ († 1617), irmão jesuíta, elevado a alta contemplação : Obras espirituales, Barcelona, 3 vols., 1885, de onde tiraram-se dois opúsculos traduzidos para o francês (Desclée, Lille) : De l’union et de la transformation de l’âme en Dieu ; Explication des demandes du Pater.
 
L. DUPONT (de la Puente, †1624) : Guia espiritual ; Da perfeição do cristão em todos os seus estados ; Da perfeição do cristão no estado eclesiástico ; Meditações sobre os mistérios da nossa fé ; Vida do Bem-Aventurado Baltazar Álvarez.
 
MIGUEL GONDINEZ (1591-1644) : Práctica de la teologia mística, nov. ed. Lethielleux, 1920.
 
JACQ. NOUET († 1680) : O homem de oração, 1674, excelente obra.
 
VEN. P. DE LA COLOMBIÈRE († 1682) : Grande Retraite, nouv. éd. Desclée, 1897.
 
F. GUILLORÉ (1615-1684): Les Secrets de la vie spirituelle, nouv. éd., 1922.
 
J. GALLIFFET : Da excelência da devoção ao Coração adorável de Jesus Cristo, 1733.
 
L. LALLEMENT († 1635) : La Doctrine spirituelle, éd. Pottier, 1936, obra notável que mostra como a alma, pela pureza de coração e docilidade ao Espírito Santo, recebe de ordinário a graça da contemplação.
 
J. SURIN (†1665): Les fondements de la vie spirituelle, La guide spirituelle, Questions sur l’Amour de Dieu, éd. Pottier, 1930.
 
V. HUBY († 1693) : Écrits spirituels, éd. Bainvel, 1931.
 
P. DE CAUSSADE (†1751) : L’Abandon à la Providence, livro admirável reeditado pelo P. Ramière, em 1875 (ver também edição resumida) ; Instructions spirituelles sur les divers états d’oraison, 1852, réed. H. Bremond, Bossuet maître d’oraison, Paris, 1931.
 
SCARAMELLI (1687-1752) : Direttorio ascetico ; Direttorio mistico. Scaramelli tende a mostrar que a ascética não é em si ordenada à mística, e que a oração adquirida não dispõe normalmente a receber a contemplação infusa.
 
J.N. GROU (1731-1803) : Maximes spirituelles ; Meditations em forme de retraite sur l’amour de Dieu ; Manuel des âmes intérieures, rééd. Paris, 1907-1913, a doutrina do Pe. Grou reproduz e desenvolve a do P. Lallemant.
 
J.-B. TERRIEN : A graça e a glória, 1901, A mãe de Deus e a mãe dos homens, 1900.
 
R. DE MAUMIGNY : Pratique de l’oraison mentale, 8ª ed. 1911.
 
A. POULAIN : Des Grâces d’oraison, tratado de mística do ponto de vista do método descritivo, última ed. com notas de P. Bainvel, 1922.
 
A. EYMIEU : O governo de si mesmo, 1911-1921.
 
J. –V. BAINVEL : A Devoção do Sagrado Coração de Jesus, 4ª ed., 1917. O Santo Coração de Maria, vida íntima da Santa Virgem, 1918.
 
R. PLUS : Deus em nós ; Viver com Deus ; No Cristo Jesus, 1923.
 
P. CHARLES : A oração de todas as horas.
 
P.L. PEETERS : Vers l’union divine par les exercices de saint Ignace, 2ª ed., 1931.
 
J. DE GUIBERT : Études de théologie mystique, 1930 ; Theologia spiritualis ascetica et mystica, 1937. Sob a direção do autor surge em 1920 a Revue d’Ascétique et de Mystique, e em 1932 sob a direção do P. M. Viller, S. J., Le Dictionnaire de spiritualité.
 
J. MARÉCHAL : Études sur la psychologie des mystiques, Bruxelles-Paris, I, 1924 ; II, 1937.
 
PAUL DE JAEGHER : Anthologie mystique, Desclée de Brouwer, 1933.
 
J. DE GHELLINCK : Lectures spirituelles d’après les écrits des Pères, Desclée de Brouwer, 1931.
 
R. DE SINÉTY : Psychopatologie et diréction, Paris, Beauchesne, 1934.
 
Espiritualidade do Carmelo : cujo centro é a vida de oração, a união com Deus pelo desapego completo, junto ao apostolado escondido pela oração.
 
STA. TERESA (1515-1582) : Obras de Santa Teresa, editadas y anotadas por el P. Silverio de S. Teresa, 6 vol. Burgos, 1915-1920 ; pequena edição das principais obras em 1 vol., 1922 ; trad. Francesa dos Carmelitas de Paris, ou mais recentemente a do P. Grégoire de St-Joseph. Lettres, traduzidas por ele mesmo, 3 vol., 2ª ed., 1906.
 
S. JOÃO DA CRUZ (1543-1591) : Obras de San Juan de la Cruz ed. del P. Silverio, 5 vol., 1929-1931 ; trad. franc. Hoornaert. 2ª ed. 1923, ea outra mais recente do P. Grégoire de St-Joseph. — Le Cantique spirituel (texto crítico, notas históricas, versão francesa do texto espanhol, com técnica incomparável, 1933. — Les avis et maximes de S. Jean de la Croix, trad. de Dom Chevallier, 1933.
 
JOÃO DE JESUS MARIA (1564-1615) : Theologiea mystica, reeditado em 1911 pela Herder, Instructio novitiorum, trad. franc., Malines, 183 ; De virorum ecclesiasticorum perfectione.
 
TOMÁS DE JESUS (1564-1615) : De contemplatione divina libri VI, Colônia, 1684.
 
NICOLAS DE JESUS-MARIA : Phrasium mysticae Theologiae ven. P. Joannis a Cruce elucidatio, trad. franc. nos Études carmélitaines, 1911-1914.
 
FILIPE DA SANTÍSSIMA TRINDADE (†1671) : Summa theologiae mysticae, 3 vol. In-8°, nova ed. Bruxelas, 1874. Thomas Vallgornera, O.P., reproduziu quase que integralmente a doutrina dessa obra, em sua Theologia mystica S. Thomae.
 
ANTONIO DO ESPÍRITO SANTO : Directorium mysticum, 1677, resumo da obra de Filipe da Santíssima Trindade.
 
JOSÉ DO ESPÍRITO SANTO : Cursus theologiae mystico-scholasticae, Sevilha, 1710-1740, nova edição da Beyaert, Bruges, 1924 ss.
 
STA. TERESA DO MENINO JESUS (1873-1897) : História de uma Alma, Cartas.
P. TEODORO DE SÃO JOSÉ : Essai sur l’oraison selon l’École carmélitaine, Bruges, 1923.
 
P. BRUNO DE J.-M. : Saint Jean de la Croix, vida, Paris, Plon, 1929 ; Vie d’amour de saint Jean de la Croix, Paris, Desclée de Brouwer, 1934 ; Madame Acarie, Paris, Desclée Brouwer, 1936.
 
P. GABRIEL DE SANTA MADALENA : La Mística Teresiana, Fiesole, 1934 ; S. Giovanni della Croce, Florença, 1936 ; Santa Teresa di Gesù, Maestra di vita spirituale, Milão, 1935 ; Dict. De Spiritualité. art. Carmes : École mystique thérésienne.
 
Desde 1911, Les Études carmélitaines publicam trabalhos interessantes de teologia mística e de psicologia religiosa para fazer compreender melhor a doutrina de Santa Teresa e de São Joáo da Cruz. Ver especialmente os artigos do P. Luis da Trindade, do P. Bruno e os do P. Gabriel de Santa Madalena ; ver também os de M. J. Maritain, sobre São João da Cruz, artigos reproduzidos em seu belo livro Le degrés du savoir.
 
Na família dos Carmelitas da antiga observância :
 
JEAN DE SAINT-SAMSON (†1636) : converso elevado a uma alta contemplação, Oeuvres spirituelles, 2 vol., 1658, cf. La vie spirituelle, 1925-1926.
 
STA. MADALENA DE PAZZI (1566-1607) : Estasi e lettere scelte, ed. crítica Vaussard, Florença, 1924.
 
Escola Salesiana :
 
SÃO FRANCISCO DE SALES (1567-1622) : Oeuvres publicadas pela Visitação d’Annecy, 1892. São Francisco de Sales mostra que a união com Deus é acessível em todos os estados de vida. A Introdução à vida devota (1608) descreve a via purgativa e o início da vida iluminativa. O Tratado do Amor de Deus (1616) fala sobretudo da via unitiva. Conversações espirituais, escritos para as Visitandas, fazem bem a todas as almas religiosas. Cartas.
 
STA. JOANNA DE CHANTAL : Sa vie et ses oeuvres, Paris, Plon, 1877-1893.
 
MADRE DE CHAUGY : Mémoires sur la vie et les vertus de sainte Jeanne de Chantal, Paris, Plon, 1893.
 
STA. MARIA MARIA : Oeuvres, publicadas por Monsenhor Gauthey, Poussielgue.
 
P. TISSOT : A arte de utilizar suas faltas, de acordo com S. Francisco de Sales, 3ª ed. 1918. A vida interior simplificada (obra escrita por um Cartuxo).
 
Escola francesa do século XVII. A espiritualidade dessa escola, cujo fundador é o cardeal de Bérulle, deriva do dogma da Encarnação e de nossa incorporação ao Cristo, com quem glorificamos Deus vivo em nós, pela abnegação e pelas virtudes.
 
CARD. DE BÉRULLE (1575-1629) : fundador do Oratório da França : Oeuvres Complètes, éd. 1657, éd. 1856 ; sua obra principal é o Discurso sobre o estado e as grandezas de Jesus.
 
CH. DE CONDREN (1588-1641) : Oeuvres Complètes, 1ª ed. 1668, 2ª 1857. Ler sobretudo A idéia do sacerdócio e do sacrifício, sobre o sacerdócio de Jesus Cristo e seu santo aniquilamento.
 
F. BURGOIN (1585-1662) : Vérités et excellences de Jésus Christ, 32ª ed., 1892.
 
S. VICENTE DE PAULO (1576-1660) : Correspondance, Entretiens, Documents, ed. publicada e anotada por P. Coste, 1920. Ler MAYNARD, Vertus et doctrine spirituelle de saint Vincent de Paul, Paris, 1882.
 
J.-J. OLIER (1608-1657), fundador da Companhia de São Sulpício : O catecismo cristão para a vida interior, onde ele mostra como, pela prática da mortificação e da humildade, chega-se à união íntima com Jesus. A introdução à via e às virtudes cristãs ; O Caminho cristão ; O Tratado das santas Ordens, sobra a união a Nosso Senhor, sacerdote e vítima.
 
L. TRONSON (1622-1700) : Forma cleri, Examens particuliers.
 
I.-A.EMERY (1732-1811) : O Espírito de Sta. Teresa, 1775.
 
A.J.-M.HAMON (1795-1874) : Meditações para uso do clero — 1872.
 
H.-J. ICARD (1805-1893) : Vida interior da Santíssima Virgem, extrato dos textos de M. Olier, 1875 e 1880. Doutrina de M. Olier, 1889 e 1891.
 
M.-J.RIBET : A Mística divina distinta das contrafacções diabólicas e das analogias humanas, 1879.
 
CH. SAUVÉ : Deus íntimo, Jesus íntimo.
 
S.JOÃO EUDES (1601-1680), discípulo de Bérulle e de Condren : Obras, reeditadas em 12 vol., 1905 : A vida e o reinado de Jesus nas almas cristãs. O coração admirável da Mãe de Deus. O Memorial da vida eclesiástica.
 
P.LE DORÉ : A devoção ao Sagrado Coração e o Venerável João Eudes, 1892.
 
E. GEORGES : Saint Jean Eudes, sua vida e sua doutrina, Lethielleux, 1936.
 
P.-E. LAMBALLE : A Contemplação ou Princípios de teologia mística, 1912.
 
SÃO LUIS MARIA GRIGNON DE MONTFORT (1673-1716) : Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, O Segredo de Maria, Carta aos amigos da cruz.
 
SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE (1651-1719), fundador dos Irmãos da doutrina cristã : Meditações para os domingos e festas ; Meditações para o tempo de Retiro.
 
O VEN. P. LIBBERMANN (1803-1852) : Textos sobre a oração e Cartas.
 
O VEN. BOUDON (arcebispo de Evreux, 1624-1702) : Le Règne de Dieu en l’oraison mentale ; Les saintes voies de la Croix, Téqui, 1926.
 
MONS. GAY (1816-1892) : Da vida e das virtudes cristãs.
 
Escola Ligoriana :
 
STO. AFONSO DE LIGÓRIO (1696-1787) : As máximas eternas ; A via da salvação ; Prática do amor para com Jesus Cristo ; As glórias de Maria ; Reflexões sobre a Paixão ; O grande meio da oração ; A verdadeira esposa do Cristo ; Selva, sobre a perfeição sacerdotal ; Do sacrifício de Jesus Cristo.
P. DESURMONT : A Caridade sacerdotal ; O Credo e a Providência ; A vida verdadeiramente cristã.
 
JOS. SCHRYVERS : Os princípios da vida espiritual, 1922 ; O dom de si, 1923.
 
F. BOUCHAGE : Prática das virtudes ; Introdução à vida sacerdotal, 1916.
KARK KEUSCH : Die Aszetik des HI. Alfons Maria von Liguori, Paderborn, 1926.
 
Congregação dos Passionistas :
 
SÃO PAULO DA CRUZ : Lettere, éd. P. Amedeo, 4 vol., Roma, 1924 ; cf. Florilegio spirituale, 2 vol. 1914-1916 — Sua Vida, pelo bem-aventurado V. Strambi, 1786 ; cf. Oraison et ascension mystique de saint Paul de la Croix, pelo P. Gaëtan do Santo Nome de Maria, Louvain, 1930.
 
B.VINCENT STRAMBI, discípulo do santo (1745-1824) : Dei Tesoriche abbiamo in Gesú Cristo.
 
P. SERAPHINUS († 1879) : Princípios de teologia mística, 1873.
 
A.DEVINE : A manual of ascetical theology, 1902 ; A manual of mystical theology, 193, trad. franc., Aubanel, Avignon.
 
Fora dessas escolas :
 
L. SCUPOLI (1530-1610): O Combate espiritual, estimado por S. Francisco de Sales.
 
VEN. MADRE MARIA DA ENCARNAÇÃO (1599-1672), ursulina, cuja vida foi escrita por seu filho, Dom Claude Martin (extrato de seus textos), 1677 : Cartas, 1681. Nova edição crítica por Dom Jamet, t. I-II, Escritos espirituais, 1929 ; t. III, Correspondência, 1935. Do mesmo : O testemunho de Maria da Encarnação, 1932 (extrato da obra precedente).
 
BOSSUET (1627-1704) : Élevations sur les Mystères, Méditations sur l’ Évangile ; Traité de la concupiscence ; Instruction sur les états d’oraison, segundo tratado, princípios comuns da oração cristã, obra inédita publicada por E. Lévesque, Didot, 1897 ; Lettres de direction. Opúsculos sobre o Abandono e a oração de simplicidade, reunidos na Doutrina espiritual de Bossuet, extrato de suas obras, Téqui, 1908.
 
FÉNELON (1651-1715) : Opúsculos de piedade reunidos no t. XVIII de suas obras, éd. Lebel, 1823. Lettres de direction publicadas por M. Cagnac, 1902.
 
BENTO XIV (P. Lambertini — 1675-1758) : De servorum Dei beatificatione et beatorum canonizatione, 1788 ; sobre as questões de ascética e mística, essa obra reproduz muitas vezes a de Brancati de Laurea, De oratione christiana, 1687.
 
J.-H. NEWMAN (1801-1890) : Meditations and devotions, trad. em francês. Difficulties of Anglicans.
 
H.-E.MANNING(1808-1892) : The eternal Priesthood, trad. em francês : Le sacerdoce éternel.
 
F.-W.FABER (1814-1863), suas principais obras estão traduzidas para o francês (Paris, Téqui) : Tout pour Jésus ; Beethléem ; Le Saint-Sacrament ; Le Précieux Sang ; Le Pied de la Croix ; Créateur et créature ; Le Progrès de l’âme.
 
J.CARD. GIBBONS : The Ambassador of Christ ; 1896, trad. em francês.
 
L. BEAUDENON (1840-1916): Prática progressiva da confissão e da direção ; Formação na humildade.
 
A.SAUDREAU : Les dégrés de la vie spirituelle, 6ª ed., 1935 ; La vie d’union à Dieu, 3ª ed., 1921 ; L’état mystique, sa nature, ses phases et les faits extraordinaires de la vie spirituelle, 2ª ed., 1921.
 
MONS. LEJEUNE : Manual de teologia mística, 1897.
 
CARD. MERCIER : A vida interior, chamado às almas sacerdotais, 1919.
 
VEN.A.CHEVRIER : Le prêtre selon l’Evangile, Lyon, (Vitte), 1922.
 
MONS. A. FARGES : Os fenômenos místicos distintos de suas contrafacções humanas e diabólicas, 1920.
 
ROBERT DE LANGEAC : Conseils aux âmes d’oraison (excelente), Lethielleux, 1929.
 
AD. TANQUEREY : Précis de théologie ascétique et mystique, 6ª ed., 1928. Obra muito boa sob certos aspectos, mas que coloca bastante tarde a purificação passiva dos sentidos, depois da entrada na via unitiva, enquanto que para S. João da Cruz ela marca a entrada na via iluminativa.
 
CHARLES DE FOUCAULD, ermitão no Saara : Écrits spirituels, Paris, 1927.
 
 
Permanência, n° 144-145, Novembro-Dezembro de 1980.  

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