Skip to content

O Globo, 07 de Abril de 1969.

"O Movimento Permanência, ampliando suas atividades, vai iniciar no próximo dia 14 uma série de cursos, visando a tornar mais conhecida a Igreja pelos fiéis. (...)".

 

CURSOS DARÃO AOS CATÓLICOS MELHOR VISÃO DA IGREJA

 
 
O Movimento Permanência, ampliando suas atividades, vai iniciar no próximo dia 14 uma série de cursos, visando a tornar mais conhecida a Igreja pelos fiéis. As aulas serão diárias, e além dos cursos regulares serão convidados vários conferencistas, que discorrerão sobre temas diversos, uma vez por semana.
 
Os cursos
 
O primeiro dos cursos a ser ministrado abordará a "Importância do Cinema", sob a responsabilidade da Professora Irene Nunes Tavares de Sá, autora do livro "Cinema na Educação", e também romancista e psicóloga. Segundo ela própria acentua, as aulas se destinam sobretudo às mães e educadoras, para que possam avaliar melhor a influência do cinema no mundo moderno. Ao fim da exposição, haverá debates sobre os filmes em cartaz. Esse curso será realizado nas segundas-feiras, às 15:30.
 
Também às segundas-feiras, das 17h 45m às 19h 15m, o Movimento Permanência patrocinará o curso de "Teologia para Leigos", ministrado pelo escritor e jornalista Professor Gustavo Corção. O tema para este ano é "O Mandamento do Amor".
 
D. Estevão Bittencourt iniciará, dia 15, um curso de "História da Igreja", que terá prosseguimento todas as terças-feiras, no horário das 18 às 19 horas. As aulas se encerrarão em novembro, com entrega de certificado aos que fizerem prova de freqüência.
 
Dia 16 de abril, e às quarta-feiras, das 17h 45m às 19 horas, será ministrado pelo Prof. Luis Hasselmann um curso de "Iniciação à Tragédia Grega".
 
Finalmente, no dia 17 próximo, será iniciado o curso de "Expressão Musical na Liturgia", por D. João Evangelista Enout, monge do Mosteiro de São Bento e conhecido professor de música sacra. Diretor da revista "Liturgia e Vida", D. João Evangelista pretende preservar "esse ponto alto da música litúrgica, que é o gregoriano", e convidará os interessados a trabalhar em favor da criação de uma expressão musical bela e representativa da fé dos cristãos do século atual.
 
O Movimento Permanência funciona na Rua das Laranjeiras, 540, em instalações provisórias, pretendendo seus líderes trabalhar, como o vêm fazendo desde sua fundação, em 29 de setembro de 1968, pelo testemunho da permanência da Igreja no mundo de hoje e pelo aprimoramento dos católicos.
 
(O Globo, 07 de Abril de 1969)

 

AdaptiveThemes