Skip to content

Missa do vigésimo-primeiro domingo depois de Pentecostes

Intróito. Est.13, 9 e 10 - 11.  Todas as coisas dependem, Senhor, da Vossa vontade e nada há que lhe possa resistir. Porque fizestes o Céu e a Terra e tudo o que está compreendido no âmbito dos Céus; Vós sois o Senhor do universo. Sl. 118,1. Felizes os de caminho irrepreensível, os que andam na lei do Senhor. V. Glória ao Pai.

Coleta – Guardai, Senhor, com misericórdia contínua a Vossa família, para que se conserve livre, por Vossa proteção, de todos os inimigos e Vos sirva fielmente na prática das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Efésios 6, 10 – 17 . Irmãos: Fortalecei-vos no Senhor e no poder da sua virtude. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. Porque nós não temos que lutar (somente) contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados e potestades (do inferno), contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra os espíritos malignos (espalhados) pelos ares. Portanto, tomai a armadura de Deus, para qe possais resistir no dia mau, e ficar de pé depois de ter vencido tudo. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos rins com a verdade, e vestindo a couraça da justiça, e tendo os pés calçados para ir anunciar o Evangelho da paz; sobretudo tomai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do espírito maligno; tomai também o elmo da salvação e a espada do espírito que é a palavra de Deus.
 
Gradual. - Sl. 89, 1 – 2.  Senhor, Tu foste sempre o nosso refúgio. V.  Antes de se erguerem os montes e de se formar a Terra e o orbe, de eternidade a eternidade, Vós sois Deus.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 113, 1. V. Israel saiu do Egito e a casa de Jacó do meio dum povo bárbaro. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Mateus 18, 23 - 35. Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: O reino dos céus é comparado a um rei que quis fazer as contas com os seus servos. E, tendo começado a fazer as contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. E, como não tivesse com que pagar, mandou o seu senhor que fosse vendido ele, sua mulher, e seus filhos, e tudo o que tinha, e saldasse a dívida.  Porém, o servo, lançando-se-lhe aos pés, lhe suplicava dizendo: Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo. E o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o ir livre, e perdoou-lhe a dívida. Mas este servo, tendo saído, encontrou um dos seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros, e lançando-lhe a mão, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves. E o companheiro, lançando-se-lhe aos pés, lhe suplicava, dizendo: Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo. Porém ele não quis, mas retirou-se, e fez que o metessem na prisão, até pagar a dívida. Ora os outros servos seus companheiros, vendo isto, ficaram muito contristados, e foram referir ao seu senhor tudo o que tinha acontecido. Então o senhor chamou-o e disse-lhe:Servo mau, eu perdoei-te toda a dívida toda, porque me suplicaste; não devias tu logo compadecer-te também do seu companheiro, como eu me compadeci de ti? E o seu senhor, irado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a dívida. Assim também vos fará meu Pai Celestial, se não perdoardes do íntimo dos vossos corações cada um a seu irmão..
 
Ofertório. Jó 1. Havia no país de Hus um homem chamado Jó, simples, reto e temente a Deus. E Satanás pediu para o tentar e deu-lhe o Senhor poder sobre os seus bens e o seu corpo. E Satanás fez-lhe perder todas as riquezas e os filhos e cobriu-lhe o corpo duma úlcera horrível.
 
Secreta – Aceitai, Senhor, favoravelmente este sacrifício, por meio do qual Vos dignastes aplacar-Vos e conceder-nos a salvação por Vossa  infinita misericórdia. Por Nosso Senhor..
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 118, 81, 84 e 86. – A minha alma descansou na vossa promessa, e eu acreditei na vossa palavra. Quando chamareis a juízo os que me perseguem? Os ímpios querem perder-me! Vinde em meu auxílio, meu Senhor e meu Deus.
 
Depois da comunhão. –  Tendo recebido, Senhor, o pão da imortalidade, humildemente Vos pedimos a graça de amar de alma pura aquilo que recebemos com a boca. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes