Skip to content

N

 
NIETZSCHE
"Nietzsche foi o poeta épico dos pequenos-burgueses, o bardo dos subchefes de seção, ou, então, o profeta que anunciou o advento tumultuoso de três bilhões de deuses..."
(A Descoberta do Outro, pág. 76)
 
NOVOS TERMOS: "LARGUEZA DE ESPÍRITO" E "DIALOGAR"
"O que é isso? A julgar pelos lugares onde já encontrei essa expressão, receio tratar-se de uma disposição para cuja conquista não me sinto atraído. Serei reprovado no vestibular de "largueza de espírito", se por tal coisa se entende a facilidade de "dejeuner chaque jour un crapaud", como dizia Cyrano de Bergerac, ou de comer lagartixas, como hoje diz Nelson Rodrigues. Não, não serei reprovado porque não chegarei sequer a me matricular em tal maratona.
 
"Também não sei o que quer dizer "dialogar", mas pelo que suspeito desde já advirto à leitora desconhecida que não lhe fica bem dizer que "dialogar" não faz mal a ninguém. Na Faculdade Nacional de Filosofia, no início da década de 60, quando o termo explodiu, "dialogar" engravidou várias alunas. Na PUC o mesmo verbo transformou mocinhas egressas do Colégio Sion ou do Sacré Coeur em terroristas, amantes de terroristas e assassinas."
(Resposta a uma leitora. O Globo, 12/9/70)
 
NOSSO DEVER
"Mais do que nunca na história é imperiosa a mobilização de todas as devoções. Temos o direito de reclamar, de acusar, de denunciar, e até de pedir o castigo dos soberbos. Mas todos esses incontestáveis direitos são fracos recursos diante de um dever que pode nos esmagar mas do qual não podemos fugir: o dever de tomar os lugares vazios, as vagas, e o dever de preencher com atos de submissão e de adoração os enormes buracos deixados pelos trânsfugas. Precisamos multiplicar por cem ou por mil as orações de súplica e de adoração, precisamos importunar nosso Pai do Céu com a repetição de nossos atos de Fé, com nossa fidelidade, com nossa incondicional permanência."
(Editorial da revista Permanência, no. 30)

AdaptiveThemes