Skip to content

Missa do décimo-oitavo domingo depois de Pentecostes

Intróito. Ecl 36, 18   Dai a paz, Senhor, aos que esperam em Vós, pra que se torne verdadeiro o que dizem os Vossos Profetas. Ouvi as preces do Vosso servo e Vosso povo Israel. Sl. (121,1) Alegrei-me naquilo que me foi dito: Iremos à casa do Senhor. V. Glória ao Pai.

Coleta – Governai, Senhor, com a Vossa graça os nossos corações, porque sem Vós não Vos podemos agradar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Coríntios 1, 1, 4 –8 . Irmãos: Dou graças incessantemente ao meu Deus por vós, por causa da graça de Deus, que vos foi dada em Jesus Cristo; porque em todas as coisas fostes enriquecidos nEle, em toda a palavra e em toda a ciência; assim foi confirmado entre vós o testemunho de Cristo, de maneira que nada vos falta em graça alguma, a vós que esperais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, (para que sejais) irrepreensíveis no dia da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Gradual. - Sl. 121, 1 e 7.- Alegrei-me naquilo que me foi dito: Iremos à casa do Senhor. V. Que a Paz reine nos teus baluartes e a abundância nos teus palácios.
 
Aleluia, aleluia. v. Sl. 101, 16. V. Os povos temerão, Senhor, o Vosso nome e os reis da terra a Vossa glória. Aleluia.
 
Evangelho segundo S. Mateus 9, 1 - 8. Naquele tempo: Subindo Jesus para uma pequena barca, tornou a passar o lago, e voltou para a sua cidade. E eis que lhe apresentaram um paralítico, que jazia no leito. E, vendo Jesus a fé que eles tinham, disse ao paralítico: Filho, tem confiança, são-te perdoados os teus pecados. E logo alguns dos escribas disseram no seu interior: Este blasfema. E, tendo Jesus visto os seus pensamentos, disse: Porque pensais mal nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: São-te perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te, e caminha? Pois, para que saibais que o Filho do Homem tem poder sobre a terra de perdoar pecados: Levanta-te, disse então ao paralítico, toma o teu leito, e vai para tua casa. E, vendo isto, as multidões temeram e glorificaram a Deus, que deu tal poder aos homens.
 
Ofertório. Ex. 24, 4 e 5. Erigiu Moisés um altar ao Senhor, oferecendo sobre ele holocaustos e sacrificando vítimas. E ofereceu ao Senhor o sacrifício da tarde rescendente de suavidade, na presença dos filhos de Israel.
 
Secreta – Suplicamos, Senhor, humildemente à vossa majestade que os sagrados mistérios que celebramos nos sirvam de expiação dos crimes passados e futuros. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade
 
Comunhão.  Sl. 95,8 -9. – Preparai as oferendas e entrai nos átrios do Senhor, adorai-O no Seu santo Templo.
 
Depois da comunhão. –  Fortalecidos, Senhor, com estes dons, rendemos-Vos graças, e suplicamos-Vos que nos torneis dignos, por Vossa misericórdia, de neles participar. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes