Skip to content

3º Domingo Depois da Epifania

 3o Domingo Depois da  Epifania

 MISSA.
 
Intróito. Sl. 96, 7-8.  Anjos de Deus, adorai todos o Senhor; Sião ouviu isto e alegrou-se, e as filhas de Judá estremeceram de alegria. Sl.( Ibid,l) O Senhor é o rei. Que a terra rejubile e todas as ilhas do mar se alegrem. V. Glória ao Pai.
 
Coleta – Senhor eterno e onipotente, tende piedade da nossa fraqueza e estendei-nos para nos proteger a destra da vossa majestade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Romanos. Meus irmãos: Não queirais ser sábios aos vossos olhos. Não torneis mal por mal a ninguém, procurando fazer bem, não só diante de Deus, mas também diante dos homens. Se é possível, tanto quanto depende de vós, tende paz com todos os homens. Não tireis vingança pessoal, ó caríssimos, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: a mim pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tem fome dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de comer; porque fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
 
Gradual. - Sl. 101, 16 - 17. Os povos, Senhor, temerão o vosso nome e os reis da terra a vossa glória. V. Porque o Senhor mandou edificar Sião para nela se revelar com toda a majestade do seu poder.
 
Aleluia, aleluia. V. (Sl. 96, l).O Senhor é rei; exulta, pois, ó terra e vós, ilhas todas do mar, rejubilai. Aleluia.
Seqüência do S. Evangelho segundo S. Mateus 8, 1 - 13. Naquele tempo: Tendo Jesus descido do monte, uma grande multidão o seguiu. E eis que, aproximando-se um leproso o adorava, dizendo: Senhor, se tu queres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero, sê purificado. E logo ficou purificado da sua lepra. E Jesus disse-lhe: Vê, não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faz a oferta que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho. E, tendo  entrado em Carfarnaum, aproximou-se dele um Centurião, fazendo-lhe uma súplica, e dizendo: Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre cruelmente. E Jesus disse-lhe: Eu irei e o curarei. Mas o Centurião, respondendo, disse: Senhor, eu não sou digno que entreis na minha casa; dizei, porém, uma só palavra, e meu servo ficará curado. Pois também eu sou um homem sujeito a outro, tendo soldados às minhas ordens e digo a um: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faz isto, e ele o faz. E Jesus ouvindo isto, admirou-se, e disse para os que o seguiam: Em verdade vos digo, não achei fé tão grande em Israel. Digo-vos, porém, que virão muitos do Oriente e do Ocidente, e se sentarão com Abraão e Isaac e Jacó nos reinos dos Céus, enquanto que os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e seja-te feito conforme creste. E naquela mesma hora ficou curado o servo.
Ofertório. Sl. 117, 16 e 17. – A direita do Senhor fez brilhar o seu poder. A direita do Senhor elevou-me. Não morrerei, mas já agora hei de viver para contar as maravilhas do Senhor.
Secreta – Fazei, Senhor, que esta oblação nos lave dos nossos pecados, e nos santifique a alma e o corpo para celebrarmos este sacrifício. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Prefácio da Santíssima Trindade
Comunhão.Luc.4,22. – E admiravam-se todos das palavras que saiam da boca de Deus.
Depois da comunhão. – Senhor, que nos enriquecestes com o privilégio de tamanhos mistérios, dai-nos a graça de recolher em verdade o fruto que encerram. Por Nosso Senhor.
AdaptiveThemes