Skip to content

10. Promessas de Nosso Senhor

Promessas de Nosso Senhor

 

Nosso Senhor não se contenta com confiar à Irmã Maria Marta as Sagradas Chagas, com expôr-lhe os motivos instantes e os benefícios desta devoção, ao mesmo tempo que as condições que lhe garantem o bom êxito... Ele multiplica também as animadoras promessas. Essas promessas repetem-se tão freqüentemente e sob formas tão variadas, que é forçoso limitarmo-nos; tanto mais que o pensamento é sempre o mesmo no seu fundo. A devoção às Sagradas Chagas não pode enganar:

“Nao temas, minha filha, ‘abusar’ das minhas Chagas, porque não sereis jaàmais enganados, mesmo quando as coisas parecerem impossíveis”.

“Concederei tudo o que me pedirem pela invocação das minhas Sagradas Chagas”.

“E preciso espalhar esta devoção. Obtereis tudo; porque o mérito do meu sangue é dum preço infinito”.

“Com as minhas Chagas e o meu divino Coração, podeis obter tudo”.

As Sagradas Chagas santificam e asseguram o progresso espiritual:

“Das minhas Chagas saem frutos de santidade. Assim como o ouro purificado no cadinho se torna mais belo, assim deves meter a tua alma e as das tuas Irmãs nas minhas Sagradas Chagas; lá elas se aperfeiçoarão como o ouro na fornalha... Podeis purificar-vos sempre nas minhas Chagas. As minhas Chagas repararão as vossas... As minhas Chagas cobrirão todos os vossos pecados... Aqueles que as honrarem terão um verdadeiro conhecimento de Jesus Cristo. Na sua meditação encontrareis sempre um novo alimento de amor”.

As Sagradas Chagas dão valor a tudo:

“Minha filha, abisma as tuas ações nas minhas Chagas e elas valerão alguma coisa. - Todas as vossas ações, ainda as mais pequenas, banhadas no meu Sangue, adquirirão, por isso só, um mérito infinito e contentarão o meu Coração!... Oferecendo-as pela conversão dos pecadores, ainda que eles se não convertam, tereis diante de Deus o mesmo mérito como se eles se tivessem convertido”.

As Sagradas Chagas são um bálsamo e um reconforto no sofrimento:

“Quando tiverdes algum desgosto, algum sofrimento, recorrei depressa às minhas Santas Chagas e tudo se suavizará. Convém repetir muitas vezes junto dos doentes esta aspiração: Meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos das vossas Sagradas Chagas! Esta oração aliviará a alma e o corpo”.

As Santas Chagas têm uma eficácia maravilhosa para a conversão dos pecadores. Um dia a Irmã Maria Marta cheia de amargura ao pensar nos crimes que se cometem exclamava:

“Meu Jesus, tende piedade dos vossos filhos, não olheis para os seus pecados”.

O divino Mestre respondendo à súplica lhe ensinou a aspiração que nós conhecemos já: “Meu Jesus, perdão e misericórdia, pelos méritos etc.”, depois acrescentou:

“Muitas pessoas experimentarão a eficácia desta aspiração. - Eu desejo, proseguiu o Salvador, que os padres as deem muitas vezes como penitência no Santo Tribunal. O pecador que disser a oração seguinte: Padre Eterno eu vos ofereço as Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as das nossas almas, obterá a conversão”.

As Santas Chagas salvam o mundo e asseguram boa morte:

“As minhas Santas Chagas salvar-vos-ão infalìvelmente... elas salvarão o mundo. É preciso expirar com a boca colada a estas Sagradas Aberturas... - Não haverá morte para a alma que expirar nas minhas Chagas, elas dão a verdadeira vida”.

As Santas Chagas têm muito poder sobre Deus:

“Por vós mesmos, nada sois, mas a vossa alma, unida às minhas Chagas, torna-se poderosa; ela pode até fazer muitas coisas ao mesmo tempo: merecer e obter tudo sem que seja preciso particularizar nada”.

Pousando sobre a cabeça da querida privilegiada a mão adorável, o Salvador ajuntou:

“Agora tens o meu poder. É sempre àqueles que nada têm como tu, que me comprazo em dar mais graças. - O meu poder está nas minhas Chagas, com elas tornar-te-ás poderosa... Sim, tu podes obter tudo, tens todo o poder! Tens mesmo, por assim dizer, mais poder do que Eu; podes desarmar a minha justiça, porque embora tudo venha de mim, quero que orem, que me peçam”.

As Sagradas Chagas serão - em particular - a salvaguarda da Comunidade. Como a situação política se tornasse cada vez mais crítica, em outubro de 1873 fizeram as religiosas uma novena às Santas Chagas de Jesus e Nosso Senhor manifestou imediatamente a sua alegria à confidente do seu Coração, dizendo-lhe depois estas animadoras palavras:

“Amo tanto a tua Comunidade que nunca lhe acontecerá mal algum. Que a tua superiora não se importe com as notícias de fora, porque muitas vezes são falsas. - Só a minha palavra é verdadeira! - Eu vo-lo digo, nada tendes a temer... Se deixásseis a oração, então sim, teríeis que temer. Este terço da misericórdia faz contrapeso à minha justiça, detém a minha vingança”.

Enfim, ratificando de novo o dom das suas Santas Chagas à Comunidade, Nosso Senhor dizia-lhe:

“Eis o vosso tesouro!... O tesouro das vossas Santas Chagas encerra coroas que deveis tomar e dar aos outros oferecendo-as a meu Pai para curar as de todas as almas. - Um dia, essas almas, a quem tiverdes obtido uma santa morte com as vossas orações, hão-de manifestar-vos o seu reconhecimento... - Todos os homens comparecerão no dia do Juízo, na minha presença, e eu mostrarei então as minhas esposas privilegiadas que tiverem purificado o mundo pelas minhas Santas Chagas... Um dia virá, em que vereis estas grandes coisas!...”

“Minha filha, digo·te isto para vos humilhar e não para vos ensoberbecer. Fica sabendo que tudo isto não é para ti, mas para Mim, a fim de que tu me dês almas!...”

* * *

Entre as promessas de N. S. J. C., duas devemos frizar especialmente: as que dizem respeito à Igreja e as que se referem às almas do Purgatório.

AdaptiveThemes