Skip to content

Missa do segundo domingo da Paixão - Domingo de Ramos

Intróito. Sl. 21, 20 e 22. Senhor não retireis de mim o vosso auxílio; vinde em minha defesa. Salvai-me da boca do leão e das pontas dos unicórnios. Sl. Meu Deus, meu Deus, olhai para mim. Porque me abandonastes? A voz dos meus pecados afasta de mim a salvação. – Senhor, não retireis de mim.

Coleta – Deus onipotente e eterno, que, para dar aos homens exemplo de humildade, quisestes que o Salvador encarnasse e sofresse o suplício da cruz, concedei propício que imitemos os exemplos da sua paixão para merecermos participar da sua ressurreição. Pelo mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Leitura da Epístola de S. Paulo Apóstolo aos Filipenses (2, 5 - 11). Irmãos: Tende em vós os mesmos sentimentos de  Jesus Cristo, o qual, existindo na forma (ou natureza) de Deus, não julgou fosse rapina o ser ele igual a Deus. No entanto, aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens, e apresentando-se na condição de homem Humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo o nome; (ajoelhar) para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, no céu, na terra, e no inferno, e toda a língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai.
 
Gradual. - Sl. 72, 24 et I – 3.. Tomastes-me pela mão e levastes-me segundo os vossos desígnios e recebestes-me na vossa glória. V. Como é bom o Deus de Israel para os retos de coração! Todavia, estive a ponto de resvalar e pouco faltou para cair, levado pela inveja que sentia ao ver a prosperidade dos pecadores.
 
Tracto. Sl. 21,2 – 9, 18, 19, 22, 24 et 32. Meu Deus, meu Deus, olhai para mim; porque me abandonastes? V. A voz dos meus pecados afasta de mim a salvação. V.Senhor chamo por vós todo o dia e não me ouvis; clamo durante a noite e não me atendeis. V. vós habitais no santuário, vós a glória de Israel. V.Os nossos pais esperaram em vós; esperaram e livraste-los. V. Chamaram por vós, e socorreste-los; esperaram em vós e não foram confundidos. V. Mas eu sou um verme, e não um homem; o opróbrio dos homens e a abjeção da plebe. V. Todos os que me viram me desprezaram; moviam os lábios e meneavam a cabeça (dizendo): V. Esperou no Senhor, o Senhor que o salve; que o salve, se lhe quer bem. V. Consideraram-me atentamente e espreitaram-me; dividiram entre si os meus vestidos; sortearam a minha túnica. V. Salvai-me da boca do leão e defendei a minha vida das pontas dos unicórnios. V. Vós, que temeis o Senhor, louvai-O; posteridade de Jacó glorificai-O V. O povo que há de vir louvará o Senhor, e os céus proclamarão a sua justiça. V. Ao povo que há-de nascer e que o Senhor fez.
 
Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus (26, 36 – 75; 27, 1 – 60).
 
Ofertório. Sl. 68, 21 - 22. – O opróbrio e as humilhações me dilaceram o coração; esperei que alguém se compadecesse de mim, e não houve ninguém. Procurei quem me consolasse, e não encontrei; deram-me fel a comer, e vinagre para me matar a sede.
 
Secreta – Fazei, Senhor, que sacrifício que apresentamos à vossa majestade nos obtenha a graça da doação de nós mesmos a vós e nos alcance a recompensa da vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santa Cruz
 
Comunhão. Mat. 26, 42. Pai, se não é possível passar este cálice sem que seu o beba, faça-se a tua vontade.
 
Depois da comunhão. – Fazei, Senhor, que a virtude deste mistério nos purifique dos vícios e realize os nossos justos desejos. Por Nosso Senhor.

AdaptiveThemes