Skip to content

Missa de quarta-feira de Cinzas

BENÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

 

A cerimônia realiza-se antes da missa.

 Celebrante e ministros dirigem-se ao altar, e começa-se pela antífona seguinte:

 

ANTÍFONA | Salmo 68. 17, 2

Ouvi-nos, Senhor, porque é cheia de bondade a vossa misericórdia; e olhai para nós com a vossa infinita compaixão. Sl. Salvai-me, Senhor, porque a tentação invadiu a minha alma como as águas impetuosas de uma inundação. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Ouvi-nos, Senhor. 

 

Depois o celebrante benze as cinzas:

 

ORAÇÕES

 

S. O Senhor seja convosco. 

R. E com o teu espírito.

 

Oremos.

Senhor eterno e onipotente, perdoai aos que choram os seus pecados; atendei às suas súplicas e dignai-Vos enviar lá do Céu o vosso anjo, que abençoe e santifique estas cinzas, para que sirvam de remédio salutar a todos os que humildemente invocam o vosso santo nome e se reconhecem culpados, deplorando, diante da vossa divina clemência, os seus pecados, e pedindo instantemente a vossa misericórdia. E fazei, pela invocação do vosso nome santíssimo, que todo aquele a quem elas forem impostas, alcance, pelo perdão dos seus pecados, a saúde do corpo e a salvação da alma. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Oremos.

Senhor, que não desejais a morte do pecador, mas que se converta, olhai benigno para a fragilidade da natureza humana, e dignai-Vos abençoar estas cinzas, que vão ser colocadas sobre as nossas cabeças em sinal de humildade e esperança de perdão, para que, reconhecendo que somos cinza, e que, em castigo da nossa maldade, nos havemos de tornar em pó, mereçamos alcançar, pela vossa misericórdia, o perdão dos nossos pecados, e o prêmio que prometestes aos que fazem penitência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Oremos. 

Ó Deus, que Vos deixais abrandar pela humildade, e aplacar pela penitência, inclinai às nossas preces o ouvido da vossa misericórdia, e difundi sobre as nossas cabeças, que vão ser marcadas com esta cinza, a graça da vossa benção, para que nos enchais do espírito de compunção, nos concedais o que retamente Vos pedimos, e conserveis intacto e inalterável o que nos concederdes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Oremos.

Senhor eterno e onipotente, que perdoastes aos Ninivitas que fizeram penitência na cinza e no cilício, dai-nos, por vossa misericórdia, que os imitemos para alcançar o perdão dos nossos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

O celebrante asperge e incensa as cinzas. A seguir impõe-nas, primeiramente ao clero, depois aos fiéis, dizendo:

 

[Gênesis 3. 19]

Lembra-te, ó homem, que és pó, e que em pó te hás de tornar.

 

ANTÍFONAS | Joel 2. 13 | Joel 2. 17; Ester 13. 17

Mudemos de vestido e cubramo-nos de cinza e de cilício: jejuemos e choremos diante do Senhor, porque é cheio de misericórdia para nos perdoar os pecados.

 

Entre o vestíbulo e o altar chorarão os sacerdotes, ministros do Senhor, e dirão: Perdoai, Senhor, perdoai ao vosso povo e não fecheis a boca dos que cantam os vossos louvores.

 

RESPONSÓRIO | Salmo 78. 9

Corrijamos para melhor o que por ignorância erramos, não suceda que, surpreendidos pela morte, queiramos o tempo para fazer penitência e não o encontremos. * Olhai para nós, Senhor, e tende compaixão, porque pecamos contra Vós. Ajudai-nos, ó Deus da nossa salvação, e livrai-nos pela honra do vosso nome. * Olhai para nós, Senhor, e tende compaixão, porque pecamos contra Vós. Glória ao Pai. * Olhai para nós, Senhor, e tende compaixão, porque pecamos contra Vós.

 

Terminada a imposição das cinzas, o celebrante conclui com esta oração:

 

ORAÇÃO

 

S. O Senhor esteja convosco. 

R. E com o teu espírito.

 

Oremos.

Fazei, Senhor, que encetemos com santos jejuns este tempo de adestramento da milícia cristã, para que, na luta com o inimigo do mal, nos armemos com as armas da continência. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

Após a cerimônia, o celebrante e ministros paramentam-se e, sem dizer as orações ao pé do altar, diz o intróito. Volta para o índice

 

MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Estação em Santa Sabina

  

INTRÓITO | Sabedoria 11. 24-27; Salmo 56.2

Senhor, Vós tendes compaixão de todos, e nada do que criaste Vos desgosta. Dissimulais os pecados dos homens, para que façam penitência e lhes perdoeis: porque Vós sois o Senhor nosso Deus. Sl. Tende compaixão de mim, Senhor, tende compaixão de mim, porque a minha alma confia em Vós. Glória ao Pai.

 

COLETA

Fazei, Senhor, que os vossos fiéis entrem com a conveniente piedade nesta venerável solenidade dos jejuns, e a levem ao fim com devoção sincera. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Não se faz nenhuma comemoração.

 

EPÍSTOLA extraída do profeta Joel 2. 12-19

Apelo ao jejum e à verdadeira penitência que brota dum coração contrito. Como outrora o profeta Joel, a Igreja dirige-se, em nome de Cristo, a todo o seu povo, sem excluir ninguém; é toda a família cristã que se deve empenhar na emenda de vida, na presença de Deus.

 

É isto o que diz o Senhor: Voltai-vos para Mim, de todo o vosso coração, com jejuns, com lágrimas e gemidos. Rasgai os vossos corações e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus, porque Ele é benigno e compassivo, paciente e de muita misericórdia, e inclinado a suspender o castigo. Quem sabe se Ele quererá voltar-se para vós e perdoar-vos, e deixar após si alguma benção, algum sacrifício e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum sagrado, convocai uma assembléia, fazei vir todo o povo, adverti a todos que se purifiquem, juntai os velhos, reuni os pequeninos e os meninos de peito; que o esposo deixe o seu quarto, e a esposa a sua alcova. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, postos entre o vestíbulo e o altar, e digam: Perdoai Senhor, perdoai ao vosso povo, e não deixeis que na ignomínia se avilte a vossa herança, de sorte que as nações a dominem ; porque os povos diriam: Onde está o Deus deles? O Senhor vibrou com amor ardente pela sua terra, e perdoou ao seu povo. E o Senhor falou, dizendo ao seu povo: Eis que vou enviar-vos trigo, e vinho e azeite, e ficareis abastecidos destes gêneros; e não vos entregarei mais ao insulto das nações, diz o Senhor onipotente.

 

GRADUAL | Salmo 56. 2, 4

Tende compaixão de mim, Senhor, tende compaixão de mim, porque a minha alma confia em Vós. Veio do Céu, e libertou-me; e condenou ao opróbrio os que me espezinhavam.

 

TRATO |  Salmos 102. 10; 78. 8-9

Três  vezes por semana, na segunda, quarta e sexta-feira, as missas da Quaresma, com exceção das Quatro Têmporas, repetem este instante apelo à misericórdia divina. O último versículo diz-se de joelhos.

 

Senhor, não nos trateis conforme merecem os pecados que fizemos, nem segundo a ignomínia das nossas iniqüidades. Senhor, não Vos lembreis dos nossos crimes passados, mas mandai-nos a vossa misericórdia, porque somos muito pobres, Senhor. (Aqui ajoelham todos.) Ajudai-nos, ó Deus, nossa salvação; e livrai-nos, Senhor, que assim o pede a glória do vosso nome. Pelo vosso nome, sede indulgente com os nossos pecados.

 

EVANGELHO segundo S. Mateus 6. 16-21

Jejuar sem ostentação, dar esmola secretamente, com o fervor daqueles que, para se aproximarem de Deus, se desprendem das coisas terrenas. As práticas quaresmais valem o que forem as nossas disposições interiores.

 

Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos: quando jejuais, não queirais fazer-vos tristes, como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para mostrar aos homens que jejuam. Na verdade vos digo que (já) receberam a sua recompensa. Quanto a ti, porém, quando jejuas, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto, afim de que não pareça aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está presente no mais recôndito: e teu Pai, que vê o mais recôndito, te dará a recompensa. Não queirais entesourar para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões os desenterram e roubam; ao contrário, entesourai para vós tesouros no Céu, onde nem a ferrugem, nem a traça os consome, e onde os ladrões os não desenterram nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.

 

OFERTÓRIO | Salmo 29. 2-3

Louvar-Vos-ei, Senhor, porque me tomastes sob a vossa proteção, e não deixastes que os inimigos motejassem de mim. Senhor, gritei por vós, e curastes-me.

 

SECRETA

Fazei, Senhor, que Vos ofereçamos, devidamente dispostos, estes dons, com os quais celebramos o exórdio da mesma venerável instituição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Prefácio da Quaresma até ao sábado anterior ao domingo da Paixão.

 

COMUNHÃO | Salmo 1. 2,3

Aquele que medita dia e noite na lei do Senhor, dará a seu tempo fruto abundante.

 

DEPOIS DA COMUNHÃO

Fazei, Senhor, que a recepção desse sacramento Vos torne agradável o nosso jejum, e o faça redundar na cura dos nossos males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

ORAÇÃO

Oremos. Curvai as vossas cabeças diante de Deus.

Dignai-Vos olhar, Senhor, com bondade, aqueles que se humilham na vossa presença, e fazei que, reanimados com estes dons divinos, se alimentem sempre com o socorro celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes