Skip to content

Art. 2 — Se a justiça de Deus é verdade.

(IV Sent., dist. XLVI, q. 1, a. 1, qª 3).
 
O segundo discute-se assim. — Parece que a justiça de Deus não é verdade.
 
1. — Pois, a justiça pertence à vontade, da qual é a retidão, como diz Anselmo1. Ora, a verdade pertence ao intelecto, segundo o Filósofo2. Logo, a justiça não pertence à verdade.
 
2. Demais. — A verdade, segundo o Filósofo, é virtude diferente da justiça3. Logo, ela não se inclui em a noção da justiça.
 
Mas, em contrário, a Escritura (Sl 84, 11): A misericórdia e a verdade se encontraram. Onde, verdade é tomada na acepção de justiça.
 
SOLUÇÃO. — A verdade consiste na adequação da inteligência com o objeto, conforme dissemos4. Ora, o intelecto que é causa do objeto é dele a regra e a medida; dá-se, porém, o inverso com o intelecto, que tira das coisas a sua ciência. Portanto quando as causas são a medida e a regra do intelecto, a verdade consiste na adequação deste com aquele, e tal é o nosso caso. Assim, a nossa opinião e o nosso conhecimento são verdadeiros ou falsos conforme exprimem o que a coisa é ou que não é. Mas, quando o intelecto é a regra ou a medida das coisas, a verdade consiste na adequação delas com o intelecto; assim, também dizemos verdadeira a obra do artista quando concorda com a arte. Ora, os artificiados estão para a arte, como as obras justas, para a lei, com a qual concordam. Por onde, a justiça de Deus, que constitui a ordem das coisas, conforme a idéia da sua sabedoria, que lhes serve de lei, chama-se convenientemente verdade. Do mesmo modo também se diz que em nós há a verdade da justiça5.
 
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJEÇÃO. — A justiça, quanto à lei reguladora, pertence à razão ou intelecto; mas quanto ao império pelo qual as obras são reguladas pela lei, pertence à vontade.
 
RESPOSTA À SEGUNDA. — A verdade a que se refere o Filósofo, no lugar citado, é uma virtude pela qual nos mostramos, em palavras e obras, tais quais somos. Por isso, consiste na conformidade do sinal com a sua significação; não, porém, na conformidade do efeito com a causa e a regra, como dissemos a respeito da verdade da justiça6.

  1. 1. Dialog. De Verit, c. 13.
  2. 2. VI Metaph., VI Ethic.
  3. 3. IV Ethic.
  4. 4. Q. 16, a. 1.
  5. 5. Cf. I, q. 16, a. 4, ad 3; II-II, q. 109, a. 3, ad 3.
  6. 6. In corp.
AdaptiveThemes