Skip to content

29 de setembro - 40 anos da Permanência

29 de setembro  - 40 anos da Permanência

 Dom Lourenço Fleichman OSB

Paira ainda, em nossas Capelas, o perfume dos dias santos que vivemos desde quarta-feira passada, quando recebemos oito padres para as comemorações dos 40 anos da nossa Permanência. A idéia inicial era trazer os padres da Tradição, da resistência católica, que trabalham no Brasil. Acontece que o Padre Jean-Marc Nély, 2º assistente de Dom Bernard Fellay, da Fraternidade São Pio X, estava nessa época, fazendo uma viagem por todo o Distrito da América do Sul, em companhia do superior do Distrito, o Padre Bouchacourt. E eles aceitaram o convite de vir até o Rio de Janeiro e Niterói participar desse encontro.

Na aurora, as missas privadas

Na quinta-feira, dia 25, passamos o dia reunidos em conversas e conferências, entre os padres. Fiz uma exposição sobre a Permanência, sua fundação, sua história, suas vocações, para que os novos padres que aqui trabalham tivessem certa noção de tudo que vivemos ao longo dessas quatro décadas. Em seguida, o Padre Jahir Britto de Souza, de Salvador, nos contou como foi fundada a sua comunidade de Irmãos da Familia Beatae Mariae Virginis, em 1969, para salvaguardar a fé, diante do turbilhão causado por Vaticano II. A espiritualidade mestra desta familia de Nossa Senhora é a noção de Estabilidade. Por aí vemos o quanto somos irmanados no combate, pois aquele que se agarra na Estabilidade da Fé para não cair, é o mesmo galho que Permanece unido ao tronco da videira, (S.Jo, XV) que é a inspiração do nome Permanência, como explicava Gustavo Corção.

Depois do Padre Jahir (na foto com Dom Lourenço), o Padre Luiz Cláudio Camargo, da Fraternidade S. Pio X, contou o que ele encontrou na Permanência quando aqui chegou, com 14 anos: a Missa no centro da vida daquelas famílias, o amor pela Igreja, presente em cada conversa e o sofrimento diante da crise, presente em cada olhar. O Padre Camargo descobriu naquelas pessoas a grandeza de Gustavo Corção, não porque todos vivessem de uma sentimental lembrança do mestre, mas porque em todos se descortinava o seu amor pela Igreja e pela doutrina da fé.

 

 

de pé - Padres Luiz Cláudio, Rodolfo, Jahir, Nely, Bouchacourt, Joel e Alejandro
Dom Lourenço com Dna Tereza Ferreira da Costa (mãe de D. Tomás) e Dna Anna Luiza Fleichman

No dia seguinte, sexta-feira 26 de setembro, fomos à Capela São Miguel, no Rio, voltando para Niterói após o almoço. Às 18:30 teve início a belíssima missa Solene que encantou a todos. O Rev. Pe. Nély foi o celebrante, tendo como diácono o Pe. Bouchacourt, sub-diácono o Pe. Alejandro Rivera (capela de S. Paulo) e cerimoniário o Pe. Rodolfo Eccard (capela de Sta Maria). Os padres Dom Lourenço e Luiz Cláudio Camargo (Capela de Sta Maria) cantaram o próprio, enquanto o côro da Capela N. Sra da Conceição cantou o belíssimo hino "O Heros", em honra de S. Miguel Arcanjo, entre outros.     

O celebrante benze o incenso no Intróito

 

 

Apesar de ser uma sexta-feira à tarde, a nossa igreja foi-se enchendo e logo já tinha todos os seus bancos ocupados. Terminada a Santa Missa, passamos para o salão, onde o Pe. Nely fez uma conferência sobre as relações da Fraternidade São Pio X com Roma, destacando-se as quatro declarações públicas feitas por Dom Marcel Lefebvre e Dom Antônio de Castro Mayer, numa primeira parte, e as relações mais recentes, na segunda parte. Esta conferência será em breve publicada no nosso site.

 

 

 

Como já de costume, o jantar que seguiu-se foi marcado pelo clima de serena alegria, de amizade,  e de boas conversas com todos esses padres.

Comecei dizendo que ainda paira no ar da nossa Capela o perfume desses dias em que ficou mais claro para nossos fiéis o que é a Igreja, como ela se manifesta no sacerdócio católico, nas missas e na Caridade que une a todos na Comunhão dos Santos. Dentro desse contexto, gostaria de deixar para vocês um pequeno trecho da conferência que o Pe. Jahir fez para os padres, na quinta-feira, dia 25.

"Nossa Senhora... como foi por meio dela que Deus nos deu a Estabilidade; por meio dela que Deus nos deu o Verbo... ele podia usar de muitas outras formas, mas não usou; se não usou é porque essa era  a melhor para nós. Não só por meio de uma  mulher, mas daquela mulher, que é a Virgem Maria. Então, N. Senhora tem um papel importantíssimo na catolicidade, de tal maneira que é como se não pudéssemos pensar em Jesus Cristo sem pensar em Nossa Senhora... É verdade que Nosso Senhor não escoheu Nossa Senhora para ser sacerdote, porque escolheu para ela uma coisa maior do que se pode imaginar. Ela gerou o sacerdócio. O que é o sacerdócio? A ponte entre Deus e os homens... Ego te absolvo... fez a ponte; ego te baptizo... fez a ponte. O que N. Senhora fez? Fez um Homem-Deus para sempre; humanidade e divindade coladas para todos os séculos dos séculos. Quem chegar ao céu vai olhar o homem e verá a Deus, vai olhar a Deus e vai ver o homem, por todos os séculos. Isso nunca mais vai desaparecer, ela gerou o sacerdócio, gerou a união do homem com Deus, em Jesus Cristo. Quando ela se realizou em Jesus Cristo, Deus rompeu, para sempre, a separação que o domônio tinha conseguido estabelecer no Paraíso... rompeu para sempre; não há mais separação. Resta só concretizar em cada homem.... "jesuar" a cada homem (desculpe o neologismo). Quem foi que fez isso? Quem o fez primeiro?... a Virgem Maria... foi ela quem fez isso. Então nós colocamos N. Senhora num lugar muito, muito particular... O Rosário para nós é tão importante que se um dia a Familia B.M.V. for reconhecida pela Santa Sé, eu gostaria que se permitisse que o Rosário seja aceito como parte do Ofício Divino. Não abro mão do Rosário em hipótese alguma. É um ato de submissão a N. Senhora, de entrega, que eu acho vital na Igreja de hoje. É vital! Quando N. Senhora apareceu em Lourdes, com o terço na mão, e em todas as aparições, mesmo quando ela não falava coisíssima nenhuma, a Santa rezava o terço, o que significava que aquela parte era suficiente para ela vir do céu e aparecer. O Rosário me parece fundamental."

Eis, portanto, como passamos o aniversário da nossa Permanência.  Seria impossível transmitir tudo o que foi dito e tudo o que foi ouvido nesses dias. Mais dificil ainda seria mostrar num site o que nos une no combate pela fé católica. Mas pedimos a nosso padroeiro, São Miguel Arcanjo, que nos preceda, espada em punho, vencedor do demônio e de seus anjos maus, na luta pelos direitos de Deus e de sua Igreja. E que reúna, nos quatro cantos da terra, este exército de almas combatentes que sofrem pela Igreja, para que estejamos todos unidos em um único sentimento, em Nosso Senhor Jesus Cristo.

AdaptiveThemes