Skip to content

Peregrinação

Novembro 17, 2010 escrito por Dom Lourenço

A TRADIÇÃO CATÓLICA EM PEREGRINAÇÃO A APARECIDA

No sábado 13 de novembro, realizou-se uma Peregrinação a Aparecida do Norte, com a presença dos fiéis dos Priorados de São Paulo, do Rio de Janeiro-Niterói, além de alguns fiéis de Passos (MG), Vitória, Brasília e Campo Grande (MS).

Apresentamos aqui uma resenha com fotos desse dia de oração, penitência e amizade.

 

Cerca de 50 pessoas das Capelas São Miguel, Nossa Senhora da Conceição e do Mosteiro da Santa Cruz partiram de Niterói em um ônibus e um carro por volta de 2 horas da manhã. Encontramos um acidente na Ponte Rio-Niterói que atrasou nossa viagem de ida em 1 hora e meia. A viagem de ida foi toda feita debaixo de forte tempestade, o que nos deixou bastante preocupados quanto ao que nos esperava ao longo da caminhada prevista. Veja o resto da matéria.

 

                     

Chegamos em Pindamonhangaba às 8 horas da manhã. Na Igreja de São Benedito, ponto de partida da peregrinação, encontramos fiéis dos Priorados de São Paulo, além de alguns fiéis de Passos (MG), Vitória, Brasília e Campo Grande (MS). Ao chegarmos, Dom Lourenço estava celebrando sua missa dentro da igreja. Mais tarde seria a vez do Padre Rodolfo celebrar, enquanto os peregrinos iniciavam sua caminhada. O Padre Ernesto Cardozo, argentino, do priorado José de Anchieta nos dirigiu algumas palavras e nos deu a bênção.  (fotos acima) Este ano a peregrinação teve como objetivo rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas.

 

 

Às 9 horas da manhã os peregrinos partiram em direção à cidade de Aparecida, em um percurso de aproximadamente 20 km. Havia 5 padres e cerca de 130 pessoas presentes. A caminhada foi feita pelo acostamento da estrada SP-062, chamada de Antiga rota dos Romeiros. Nossa Senhora nos agraciou com um clima bastante agradável: céu nublado, sem chuva e temperatura amena. A maior parte dos fiéis fez todo o percurso de casaco.

 

   

Às 11 horas da manhã fizemos uma parada para o almoço, próximo a cidade de Roseira. Toalhas estendidas no chão, estava iniciado o convescote (vulgo piquenique). Um momento para conversar e conhecer os fiéis que também caminhavam conosco. Após a parada, algumas palavras de Dom Lourenço e prosseguimos a caminhada às 12 horas da tarde.

 

Um aspecto marcante do ambiente era o respeito dos moradores das localidades. Muitos cumprimentavam, tiravam os chapéus, faziam o Sinal da Cruz ou mesmo cantavam conosco. Para nós, do Rio de Janeiro, era grande o contraste com a indiferença e mesmo certa agressividade que encontramos, por exemplo, na Peregrinação de Pentecostes, em Nova Friburgo.

A peregrinação prosseguiu sem maiores dificuldades: durante todo o tempo cantávamos o terço e hinos, para nos manter focados no objetivo sobrenatural de todo este esforço. Nesta última etapa da viagem alguns peregrinos mais cansados já estavam nos carros de apoio, acompanhando-nos apenas espiritualmente.

   

Por volta das 13:30 fizemos uma pequena parada, já próximos a cidade de Aparecida. Após uns 20 minutos seguimos em direção ao nosso destino final.

 Uma hora depois da última parada já avistávamos a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida. Entretanto, não foi para lá que rumamos e sim para a Igreja de São Benedito, onde nos encontraríamos com Nossa Senhora aos pés da Cruz de Nosso Senhor, na Santa Missa. Foi bonito ver os fiéis entrando na Igreja cantando o Salve Regina. Um momento bastante comovente na chegada.

    

 A Missa Solene foi rezada pelo Rev. Pe. Daniel Maret, Prior da Capela de São Paulo. Acompanhando o celebrante estavam Dom Lourenço Fleichman como Diácono e o Padre Ernesto Cardozo como Sub-diácono. O Padre Rodolfo Eccard Vieira foi o cerimoniário e os rapazes do Priorado de São Paulo completaram o quadro de acólitos. Igualmente o côro, do mesmo Priorado nos brindou com os belos cantos da Missa.


Terminada a Missa fomos correndo pegar o ônibus, pois já estávamos atrasados. Saímos de Aparecida às 5 horas e 40 minutos da tarde. Fizemos uma viagem tranquila de retorno, desembarcando em Niterói às 9 horas e 15 minutos da noite. Cansados mas felizes, reconfortados por este belo dia de orações a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

.......................... Oops! não acabou!

Enquanto voltávamos no ônibus, nossos companheiros de São Paulo, Campo Grande, Passos etc. aproveitavam um pouco mais da tarde e faziam uma simpática visita ao Santuário, onde rezaram diante da imagem milagrosa de Nossa Senhora. Ano que vem estaremos juntos novamente!

 

 

 

AdaptiveThemes