“Huic omnes prophetae testimonium perhibent” (At 10, 43) — Todos os profetas dão testemunho d’Ele.
“Deves ser o único de passagem em Jerusalém que não sabes o que se passou lá nestes dias!" disse Cléofas. "Que foi?" — perguntou-lhes o misterioso homem que se aproximara. Era Jesus ressuscitado quem lhes falava, mas seus olhos estavam como que fechados, e não O puderam reconhecer. "Foi o que aconteceu a Jesus de Nazaré, um autêntico profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante do povo... foi crucificado, morto e sepultado — esperávamos que fosse Ele libertar Israel... mas fato é que hoje é o terceiro dia desde que estas coisas sucederam!" Disse-lhes Jesus: "Ó estultos e tardos de espírito para acreditar em tudo o que anunciaram os Profetas!". E começando por Moisés e discorrendo sobre todos os Profetas, explicou-lhes o que Lhe dizia respeito em todas as Escrituras...
Qual terá sido esta divina lição, que lhes abriu as Páginas Sagradas e fez com que exclamassem os discípulos, um para o outro: "Não é verdade que sentíamos abrasar-se-nos o coração, enquanto falava conosco pelo caminho, explicando-nos as Escrituras"?
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"Um feito insólito na literatura universal — diz o Pe. José María Mestre — é o da redação, no intervalo de mais de mil anos, de uma série de livros escritos por homens de diferentes culturas, épocas, condições e que, não obstante, conservam a mais absoluta unidade de pensamento. Porém, mais insólito é que nesses livros sagrados encontremos uma série de predições relativas a um personagem futuro, que definem não apenas seu caráter pessoal, como também as circunstâncias históricas em que deve aparecer e a obra grandiosa que deve realizar. São as profecias messiânicas, assim chamadas por se referirem à pessoa e à obra do Messias."
Que é o Messias? A palavra Messias — equivalente em grego a "Cristo" ou "Ungido" — refere-se ao Redentor, Àquele cuja esperança está no centro mesmo da religião do povo hebreu e é o fio condutor de toda a história do Antigo Testamento. Diz-nos o autor citado:
"Assim como se ungiam os sacerdotes, reis e profetas, assim o futuro Redentor deveria ser o "Ungido" por antonomásia, quer dizer, deveria ser no mais alto grau Sacerdote, Rei e profeta, porquanto deveria receber a plenitude da unção, não já litúrgica e material, mas a unção por ela simbolizada, isto é, a efusão plena dos dons do Espírito Santo.
"Messias é, pois, um nome representativo de todos os títulos que há de reunir o futuro Redentor. O Messias, porque deverá ser ungido com a plenitude dos dons de Deus, será o Rei por antonomásia, o Sacerdote, o Profeta, o Mestre do povo redimido; será o Filho de Deus, o Filho do homem, o Filho de Davi, o Enviado, o Emanuel, o Admirável, o Deus forte, o Pai do século futuro, o Príncipe da paz.
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As profecias messiânicas, pois, estão presentes por todo o Antigo Testamento e apresentam as características seguintes: são numerosas, abrangentes — mesmo pormenores da vida do messias estão especificados; concordantes, precisas e, o que é mais, cumprem-se todas, sem exceção, na vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma informação importante: ao contrário do que se poderia imaginar, estas profecias não foram determinadas a posteriori. Como diz o mesmo autor, "não se aplicaram as profecias à Jesus buscando na literatura de Israel os traços que coincidissem com Ele e com os episódios de sua vida. Ao contrário, antes mesmo que Jesus viesse, a própria tradição judaica já havia reunido todas as profecias que falavam do Messias para formar na mente do povo um retrato bastante preciso do Salvador futuro que esperavam." Os grifos são nossos.
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Voltemos agora à estrada de Emaús e, lado-a-lado com os discípulos, aprendamos com o misterioso homem que se aproximara, o que anunciaram os profetas a respeito do Messias, Nosso Senhor.
[A relação das profecias abaixo a tiramos do artigo do Pe. José María Mestre, professor de Escritura Sagrada, publicado na revista Tradicion Catolica. Atenção: a relação não se pretende exaustiva, antes quer apresentar apenas as principais profecias a respeito da vinda do Messias. Todas as citações Bíblicas foram copiadas da tradução da Vulgata, do Pe. Matos Soares. Recomendamos seguir lentamente, lendo todas as notas.]
1. Profecias messiânicas contidas no Pentateuco, isto é, desde o começo até o tempo de Moisés: "o Messias é o Filho da Mulher que esmagará a cabeça da serpente[fn]Gn 3, 15: "Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao teu calcanhar."[/fn], descendente de Sem[fn]Gn 9, 27: "Dilate Deus a Jasef, e habite Jasef nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo." [/fn], de Abraão[fn]Gn 22, 18: "E na tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz." [/fn], de Isaac[fn]Gn 26, 4: "E multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu; e darei à tua posteridade todas essas regiões; e na tua geração serão abençoadas todas as nações da terra." [/fn], de Jacó[fn]Gn 28, 14: "E a tua posteridade será como o pó da terra; dilatar-te-ás para o ocidente, e para o oriente, e para o setentrião, e para o meio-dia; e serão abençoadas em ti e na tua geração todas as tribos da terra." [/fn] e de Judá, e virá ao mundo quando o cetro de Israel tiver saído da casa deste Patriarca[fn]Gn 49, 10: “O cetro não será tirado de Judá, nem o príncipe de sua descendência, até que venha aquele que deve ser enviado. E ele será a expectação das nações. [/fn], será vencedor de Satanás[fn]Gn 3, 15: ver nota 1. [/fn], uma fonte de benção para todos os povos[fn]Gn 22, 18: “E na tua descendência serão benditas todas as nações da terra, porque obedeceste à minha voz”. [/fn], a estrela que iluminará a todas as nações[fn]Nm 24, 17: “Eu verei, mas não agora; eu o contemplarei, mas não de perto: nascerá uma estrela de Jacó, e levantar-se-á uma vara de Israel, e ferirá os capitães de Moab, e destruirá todos os filhos de Set”. [/fn], o Profeta anunciado por Moisés, isto é, interprete das vontades de Deus sobre a terra, como Moisés e, como ele, Libertador, Mediador e Legislador, ainda que superior a Moisés[fn]Dt 18, 15: “O Senhor teu Deus te suscitará um Profeta como eu, da tua nação, e dentre teus irmãos”. [/fn]"
2. "Durante o tempo dos juízes e dos reis até Davi, encontramos as seguintes indicações sobre o Messias: será o Ungido de Deus[fn]1 Sm 2, 10: “Tremerão diante do Senhor os seus inimigos, e ele trovejará sobre eles dos céus; o Senhor julgará as extremidades da terra, e dará o império ao seu rei, e exaltará a glória do seu Cristo.” [/fn]; nascerá da família real de Davi[fn]1 Pr 17, 11-14: “E quando os teus dias estiverem completos para ires para teu país, eu suscitarei depois um do teu sangue, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino.” [/fn]; será Filho de Deus[fn]Sl 2, 7-8: “Promulgarei o decreto do Senhor: O Senhor disse-me: “Tu és meu Filho, eu gerei-te hoje”. [/fn], Rei de todos os povos[fn]Sl 2; 44; 109. [/fn], Juiz de todas as nações[fn]Sl 109, 6: “Julgará as nações, amontoará cadáveres; esmagará cabeças sobre um vasto campo.” [/fn]; Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec[fn]Sl 109, 4: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”. [/fn]; oferecer-se-á Ele mesmo em holocausto a Deus[fn]Sl 39, 7-8: “Não quiseste sacrifício nem oferenda, mas abriste-me os ouvidos. (Também) não pediste holocausto e vítima pelo pecado: então eu disse: Eis que venho: no rolo do livro está escrito de mim”. [/fn], sofrerá as dores de uma paixão atrocíssima, descrita com muitos detalhes: crucifixão, repartição de suas vestes, sorteio de sua túnica[fn]Sl 21[/fn]; não sofrerá a corrupção do sepulcro[fn]Sl 15, 10: “porque não abandonarás a minha alma na morada dos mortos, nem permitirás que o teu santo experimente corrupção.” [/fn]; seu reino será eterno, um reino de justiça, mansidão e equidade[fn]Sl 2; 44; 109. [/fn].
3. "Se passamos aos profetas, os detalhes são muito abundantes: o Messias nascerá menino[fn]Is 9, 6: “Porquanto um menino nasceu para nós, e um filho nos foi dado e foi posto o principado sobre o seu ombro, e será chamado Admirável, Conselheiro, Deus forte, Pai do século futuro, Príncipe da Paz.” [/fn], de uma Mãe Virgem[fn]Pois, por isso, o mesmo Senhor vos dará este sinal: Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel.” [/fn], na cidade de Belém[fn]Mq 5, 2: “E tu Belém, (chamada) Efrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que há de sair (o Messias) aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade.” [/fn]; é Deus[fn]Is 7, 14; 9, 6; ver notas 22 e 21. [/fn]; será cheio do Espírito do Senhor[fn]Is 11, 1-2: “E sairá uma vara do tronco de Jessé, e uma flor brotará da sua raiz. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, espírito de sabedoria e entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de piedade”. [/fn]; aparecerá quando tenham passado as setenta semanas de anos anunciadas por Daniel[fn]Dn 9, 24-27: “Setenta semanas de anos foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa, a fim de que a prevaricação se consuma, e o pecado tenha seu fim, e a iniqüidade se apague, e a justiça eterna seja trazida, e as visões e as profecias se cumpram, e o Santo dos santos seja ungido. Sabe, pois, isto e adverte-o bem: Desde a saída da ordem (ou edito) para Jerusalém ser edificada até ao Cristo chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e serão reedificadas as praças e os muros nos tempos de angústia. E depois das sessenta e duas semanas, será morto o Cristo, e o povo que o há de negar não será mais seu. E um povo com o seu capitão, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário; e o seu fim será um ruína total,e, depois do fim da guerra, virá a desolação decretada. E (o Cristo) confirmará com muitos a sua nova aliança durante uma semana; e no meio da semana fará cessar a hóstia e o sacrifício; e estará no tempo da abominação da desolação; e a desolação durará até à consumação e até ao fim (do mundo).” [/fn]; terá um precursor[fn]Is 40, 3-11: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai na solidão as veredas do nosso Deus. Todo o vale será alteado, e todo o monte e outeiro será rebaixado, e os caminhos tortuosos serão endireitados, e os escabrosos aplanados. Então a glória do Senhor se manifestará, e todos os homens verão ao mesmo tempo o que a boca do Senhor falou. (Ouvi) uma voz que me dizia: Clama. E eu disse: Que hei de clamar? (Clama que) toda a carne é feno, e que toda a sua glória é como a flor do campo. Secou-se o feno, e caiu a flor, porque o sopro do Senhor passou sobre ele. Verdadeiramente, o povo é feno; secou-se o feno, e caiu a flor; mas a palavra de nosso Senhor permanece para sempre. Sobe a um alto monte tu, que anuncias a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que anuncias a boa nova a Jerusalém; levanta-a, não temas. Dize às cidades de Judá: Eis aí o vosso Deus; eis que o Senhor Deus vem com fortaleza, e o seu braço dominará; a sua recompensa está com ele, e a sua obra está diante dele.” [/fn], começará a predicar nos confins de Zabulão e Neftali[fn]Is 9, 1: “No tempo passado foi levemente combatida a terra de Neftali, e no tempo futuro serão cobertas de glória a costa do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações.” [/fn], anunciará o reino de Deus aos pobres e aos humildes[fn]Is 61, 1: “O espírito do Senhor repousou sobre mim, porque o Senhor me ungiu; ele me enviou para evangelizar os mansos, para curar os contritos de coração, e pregar a redenção aos cativos, e a liberdade aos encarcerados”. [/fn], abrirá os olhos dos cegos e devolverá a saúde aos enfermos[fn]Is 35, 5-6: “Então se abrirão os olhos dos cegos, e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então saltará o coxo como um veado, e desatar-se-á a língua dos mudos; porque rebentarão mananciais de águas no deserto, e torrentes na solidão.” [/fn], e converterá as Gentes, as quais serão também chamadas à salvação[fn]Is 2, 1-4: “Visão que teve Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. E acontecerá os últimos dias que o monte da casa do Senhor terá os seus fundamentos no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele todas as gentes. E irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, e ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas, porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. E julgará as nações, e convencerá de erro a muitos povos; os quais das suas espadas forjarão relhas de arados, e das suas lanças foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem daí por diante se adestrarão mais para a guerra.” [/fn]; entrará em Jerusalém montado em um jumentinho[fn]Zc 9, 9: “Salta de alegria, ó filha de Sião, enche-te de Júbilo, ó filha de Jerusalém. Eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador; ele é pobre, e vem montado sobre uma jumenta e sobre o potrinho da jumenta.” [/fn]; instituirá um novo sacrifício[fn]Sl 109, 4: “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedec”. Ml 1, 11: “Porque, desde o nascer do sol até ao ponte, o meu nome é grande entre as nações, e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu nome uma oblação pura; poque o meu nome é grande entre as nações, diz o Senhor dos exércitos.” [/fn]; será vendido por trinta moedas, com as quais se comprará o campo de um oleiro[fn]Zc 11, 12-13: “E eu disse-lhes: Se vos parece bem, dai-me a recompensa que me é devida (já que não me quereis por pastor); e, se não, deixai-vos disso. Então pagaram-me pelo meu salário trinta moedas de prata. E o Senhor disse-me: Arroja ao oleiro esse dinheiro, essa bela soma pela qual me apreciaram. E tomei as trinta moedas de prata, e lancei-as na casa do Senhor para o oleiro.” [/fn]; será levado perante os tribunais, porque é o Justo e se chama Filho de Deus[fn]Sb 2, 10-20: “Oprimamos o justo que é pobre, e não poupemos a viúva, nem respeitaremos as cãs do velho de muitos dias. E seja a nossa força a lei da justiça; porque aquilo que é fraco, para nada serve. Armemos pois laços ao justo, porque nos é molesto, e é contrário às nossas obras, e nos lança em rosto as transgressões da lei, e desonra-nos, publicando as faltas do nosso procedimento. Ele afirma que tem a ciência de Deus, e chama-se a si filho de Deus. Fez-se o censor dos nossos próprios pensamentos. Só o vê-lo nos é insuportável; porque a sua vida não é semelhante a dos outros, e o seu proceder é muito diferente. Somos considerados por ele como pessoas vãs, e abstém-se do nosso modo de viver como duma coisa imunda, e prefere o fim dos justos, e gloria-se de que tem a Deus por pai. Vejamos pois, se os seus discursos são verdadeiros e experimentemos o que lhe acontecerá, e veremos qual será o seu fim. Porque se é verdadeiro Filho de Deus, (Deus) o amparará e o livrará das mãos dos seus inimigos. Ponhamo-lo à prova por meio de ultrajes e tormentos, para que conheçamos a sua mansidão e provemos a sua paciência. Condenemo-lo à morte mais infame, e ver-se-á o resultado das suas palavras.” [/fn]; sofrerá uma dolorosíssima paixão[fn]Is 53, 2-3: “E ele subirá como arbusto diante dele, e como raiz que sai de uma terra sequiosa; ele não tem beleza, nem formosura, e vimo-lo, e não tinha parecença do que era, e por isso não fizemos caso dele. Ele era desprezado, e o último dos homens, um homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e o seu rosto estava encoberto; era desprezado, e por isso nenhum caso fizeram dele.” [/fn], minuciosamente descrita: flagelação, cusparadas e bofetadas[fn] Is 50, 6: “Eu entreguei o meu corpo aos que me feriam, e a minha face os que me arrancavam a barba; não desviei a minha face dos que me injuriavam e cuspiam.” [/fn], seu silêncio e mansidão, julgado com juízo iníquo, condenado a morte, contado entre malfeitores, sepultado em um sepulcro de rico, tendo oferecido sua vida para a expiação de nossos pecados[fn]Is 53. [/fn]; glória de seu sepulcro[fn]Is 11, 10: “Naquele dia o (Messias) rebento da raiz de Jessé, que está posto por estandarte dos povos, será invocado pelas nações, e será glorioso o seu sepulcro.” [/fn] e sua próprio glorificação[fn]Is 52, 13-15: “Eis que o meu servo procederá com inteligência, será exaltado e elevado, e chegará ao cúmulo da glória. Assim como pasmaram muitos à vista de ti, assim será sem glória o seu aspecto entre os homens, e a sua figura desprezível entre os filhos dos homens. Ele borrifará (ou purificará com o seu sangue) muitas nações, diante dele os reis taparão a boca; porque o viram aqueles a quem nada tinha sido anunciado a seu respeito; e os que não tinham ouvido falar dele o contemplarão.” [/fn]; expansão de seu reino[fn]Is 60, 1-4: “Levanta-te, recebe a luz, Jerusalém, porque chegou a tua luz e a glória do Senhor nasceu sobre ti. Porque eis que as trevas cobrirão a terra e a escuridão dos povos; mas sobre ti nascerá o Senhor e a sua glória se verá em ti. E as nações caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor da tua aurora. Levanta em roda os olhos e vê: todos esses se congregaram, vieram a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas surgirão de todos os lados. “[/fn] etc.
"Todas as profecias citadas se realizam ao pé a letra em uma única pessoa histórica da qual falam os Evangelhos: a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, Ele é o Messias esperado, o Filho de Deus, o Filho do homem, o Redentor da humanidade.
"Nosso Senhor mesmo afirmou seu título de Messias perante a mulher samaritana[fn]Jo 4, 25: “Disse-lhe a mulher: Eu sei que vai chegar o Messias; quando, pois, ele vier, nos anunciará todas as coisas. Disse-lhe Jesus: Sou eu, que falo contigo.” [/fn], perante os judeus incrédulos, ao afirmar-lhes que Moisés e as Escrituras falavam d’Ele, e perante seus discípulos, aceitando o título de “Cristo” que lhe davam, e ao demonstrar-lhes como n’Ele se cumpriam as Escrituras. Assim, por exemplo, lançava no rosto de seus adversários: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e elas são as que dão testemunho de mim... Porque, se vos crêsseis em Moisés, certamente creríeis também em mim; porque ele escreveu de mim.” [fn]Jo 5, 39; 46. [/fn] Louva a confissão de Pedro e de Marta, que o chamam “o Cristo, Filho de Deus vivo” [fn]Mt 16, 16: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo.” [/fn]; e, depois de sua ressurreição, fala a seus discípulos: “Porventura não era necessário que o Cristo sofresse tais coisas, e que assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, e (discorrendo) por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se encontrava dito em todas as Escrituras” [fn]Lc 24, 26-27. Ver também Lc 24, 44-45. [/fn].
"Os Evangelistas, especialmente São Mateus e São João, demonstram que os acontecimentos da vida de Jesus são o cumprimento das profecias: sua concepção virginal[fn]Mt 1, 22-23: “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo Senhor por meio do profeta, que diz: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.” [/fn], seu nascimento em Belém[fn]Mt 2, 4-6: “E, convocando todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles disseram-lhe: Em Belém de Judá; porque assim foi escrito pelo profeta: E tu Belém, terra de Judá, não és a mínima entre as principais (cidades) de Judá, porque de ti sairá o chefe que há de comandar Israel, meu povo.” [/fn], sua fuga para o Egito[fn]Mt 2, 14-15: “E ele, levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: Do Egito chamei o meu filho.” [/fn], sua habitação em Nazaré[fn]Mt 2, 22-23: “Mas, ouvindo (dizer) que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Heródes, temeu ir para lá; e, avisado em sonhos, retirou-se para a Galiléia. E, indo (para lá), habitou na cidade que se chama Nazaré, cumprindo-se deste modo o que tinha sido predito pelos profetas: Será chamado Nazareno. [/fn], seu precursor[fn]Mt 3, 3: “Porque este é (o homem) de quem falou o profeta Isaías, dizendo: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.” [/fn], o início de sua predicação nos confins de Zabulão e Neftali[fn]Mt 4, 13-16: “E, deixada a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum (cidade) marítima, nos confins de Zabulão e Neftali, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo profeta Isaías: A terra de Zabulão e a terra de Neftali, (terra) que confina com o mar, (país) além do Jordão, a Galiléia dos gentios, este povo, que jazia nas trevas, viu uma grande luz; e a luz levantou-se para os que jaziam na região da sombra da morte”. [/fn], seu zelo pela casa de seu Pai[fn]Jo 2, 17: “Então lembraram-se seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa devorou-me.” [/fn], sua exaltação sobre a cruz, simbolizada pela serpente de bronze[fn] Jo 3, 14: “E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o Filho do homem.” [/fn], a Eucaristia, simbolizada pelo maná[fn]Jo 6, 48-51: “Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Mas este é o pão que desceu do céu, para que aquele que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo, que desci do céu.” [/fn], as curas dos enfermos[fn]Mt 8, 16-17: “E pela tarde apresentaram-lhe muitos possessos do demônio, e ele com a (sua) palavra expelia os espíritos (maus), e curou todos os enfermos; cumprindo deste modo o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades, e carregou com as nossas doenças.” [/fn], seus milagres, que Isaías atribuía ao Messias[fn]Mt 11, 4-5: “E, respondendo Jesus, disse-lhes: Ide, e contai a João o que ouvistes e lestes. Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados.” [/fn], sua mansidão[fn]Mt 12, 15-21: “E Jesus, sabendo-o, retirou-se daquele lugar, e seguiram-no muitos, e curou-os a todos. E ordenou-lhes que não o descobrissem. Para que se cumprisse o que foi anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Eis o meu servo, que eu escolhi, o meu amado, em quem a minha alma pôs as suas complacências. Porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará a justiça às nações. Não contenderá, nem clamará, nem ouvirá alguém a sua voz nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que fumega, até que conduza a justiça à vitória; e as gentes esperarão no seu nome.” [/fn], sua futura ressurreição[fn]Mt 12, 40: “Porque, assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” [/fn], sua pregação em parábolas[fn]Mt 13, 14-15: “E cumpre-se neles a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os ouvidos, e não entendereis; e vereis com os olhos, e não vereis. Porque o coração deste povo tornou-se insensível, e os seus ouvidos tornaram-se duros, e fecharam os olhos para não suceder que vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração, e se convertam, e eu os sare.” [/fn], sua entrada em Jerusalém sobre um jumentinho[fn]Mt 21, 4-5: “Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que tinha sido anunciado pelo profeta, que disse: Dizei à filha de Sião: Eis que o teu rei vem a ti manso, montado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho, filho da que leva o jugo.” [/fn], sua divindade[fn]Mt 22, 41-45: “E estando juntos os fariseus, Jesus interrogou-os, dizendo: Que vos parece do Cristo? De quem é ele filho? Responderam-lhe: De Davi. Jesus disse-lhes: Como pois lhe chama Davi, em espírito, Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha mão direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Se pois Davi o chama Senhor, como é ele seu filho?” [/fn], a traição de Judas[fn]Mt 26, 23-24: “E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me entregará. O Filho do homem vai certamente, como está escrito dele, mas ai daquele homem por quem será entregue o Filho do homem! Melhor fora a tal homem que não tivesse nascido.” [/fn], as trinta moedas pelas quais será vendido[fn]Mt 27, 9-10: “Então se cumpriu o que foi predito por Jeremias profeta, que diz: E tomaram as trinta moedas de prata, custo daquele cujo preço foi avaliado pelos filhos de Israel; e deram-nas pelo campo do oleiro, como o Senhor me ordenou.” [/fn], repartição de suas vestes[fn]Jo 19, 24: “E disseram uns para os outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver a quem tocará; cumpriu-se deste modo a Escritura, que diz: Repartiram os meus vestidos entre si, e lançaram sortes sobre a minha túnica. E os soldados assim fizeram.” [/fn], sua sede na cruz[fn]Jo 19, 28: “Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede.” [/fn], sua transfixão[fn]Jo 19, 36-37: “Porque estas coisas sucederam, para que se cumprisse a Escritura: Não quebrareis dele osso algum. E também diz outro lugar da Escritura: Lançarão o olhara para aquele a quem transpassaram.” [/fn].
"Ademais, depois da Ascensão de Jesus, os mesmos Apóstolos uniram definitivamente ao nome de Jesus o de Messias ou Cristo; Jesus será para sempre Jesus Cristo. São Mateus e São Marcos o chamaram assim desde as primeiras linhas de seus respectivos Evangelhos[fn]Mt 1, 1: “Livro da Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”; Mc 1,1: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.” [/fn]; São Paulo chamará Jesus em suas Epístolas 399 vezes com o nome de Cristo."
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"Era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." (Lc 24, 44).
Aproximávamo-nos da aldeia, mas o homem que nos acompanha disse que ia mais para diante. "Permanece Conosco", rogamos. Ele consentiu e logo sentamo-nos à mesa. Ora, aconteceu que, após termos sentado, ele tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e ofereceu-lho. Nossos olhos, já cheios de lágrimas, abriram-se — é o Senhor! — reconhecemos — mas já tinha Ele desaparecido de nossa vista.
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PROFECIAS DO ANTIGO TESTAMENTO E SUA REALIZAÇÃO NO NOVO