Skip to content

Category: Pe. Carl Pulvermacher, FsspxConteúdo sindicalizado

O que são anjos?

Anjos são puros espíritos criados que possuem um intelecto e vontade mais elevados que os do homem. Eles não têm corpos e, portanto, não podem ser homens nem mulheres. Cada anjo é uma nova espécie em si mesma, e há nove coros angélicos. Eles cumprem a vontade de Deus ao serem mensageiros e guardiões dos homens, de papas, bispos, cidades e países. Há obras onde se atribui a eles a tarefa de manter o universo ordenado, guiando os planetas e estrelas nos seus movimentos. 

Nós só sabemos os nomes de três: Miguel, Gabriel e Rafael. Desde o Vaticano II, alguns adeptos da Nova Teologia têm negado a existência dos anjos porque essa verdade de fé seria um obstáculo para os não-católicos – e isso apesar das Sagradas Escrituras, que falam dos anjos em quase toda parte!

- Pe. Carl, Abril de 1979.

O que são os querubins e os serafins?

Querubim é a forma plural da palavra hebraica “cherub” e significa algo próximo a “aquele que abençoa” ou “aquele que reza” -- tratam-se de espíritos a serviço do Senhor Deus. Nós os encontramos, para citar apenas alguns lugares, após a expulsão de Adão do Jardim (Gn 3, 24) e na visão de Ezequiel (En 1, 10). Eles agem como guardiões no Antigo Testamento, seja de maneira real (Ez 28, 14), seja representados no Santo dos Santos sobre a Arca da Aliança.

Serafim é o plural de “seraph”, que significa “aquele que queima”. Nós os vemos na visão de Isaías ao redor do trono de Deus (Is 6, 1-7). Eles são descritos como possuindo seis asas e prostrados ante a divina majestade de Deus três vezes santo. Essas duas classes de seres celestiais são consideradas as mais elevadas, as mais próximas do trono de Deus.

(Trecho do livro "The best of Questions and Answers", Angelus Press)

AdaptiveThemes